BPI com 57 mil moratórias de crédito no valor de 4,8 mil milhões de euros

Do número total de moratórias recebidas pelo banco liderado por Pablo Forero, 40,8 mil dizem respeito a pedidos de famílias, no valor de 2,36 mil milhões de euros.

O BPI recebeu 57,5 mil pedidos de moratórias por parte de clientes em dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus, cujos contratos de empréstimos equivalem a 4,8 mil milhões de euros.

Os valores anunciados este domingo pelo banco liderado por Pablo Forero, juntam-se às cerca de 210 mil moratórias, equivalentes a mais de 18,9 mil milhões de euros, que já tinham sido anunciadas pelos restantes quatro maiores bancos nacionais.

No total, somando os números do BPI aos já divulgados pela Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander e Novo Banco, significa que os portugueses já pediram perto de 270 mil moratórias que permitem suspender o pagamento das prestações de um total de quase 24 mil milhões de euros em créditos.

No caso dos números agora disponibilizados BPI, o grosso dos pedidos teve origem em famílias, cabendo uma menor fatia aos pedidos por parte das empresas.

No primeiro mês desde a sua disponibilização, as famílias pediram 40,8 mil moratórias, no valor de 2,36 mil milhões de euros. Desse total, 24,8 mil pedidos respeitaram a crédito à habitação avaliado em 2,11 mil milhões de euros. Já no crédito pessoal e financiamento automóvel, os pedidos ascenderam 15,9 mil, correspondentes a um montante de 249 milhões de euros.

Já do lado das empresas, o BPI recebeu 16,7 mil pedidos no valor total de 2,41 mil milhões de euros de crédito.

Linhas de crédito no BPI vão nos 1,12 mil milhões de euros

Nos restantes apoios destinados às empresas, o BPI dá ainda nota que recebeu, até 27 abril, candidaturas às linhas de crédito com garantia pública criadas no âmbito da Covid-19, correspondentes a 1,13 mil milhões de euros.

A este propósito, o banco liderado por Pablo Forero adianta que após a aprovação interna do pedido dos clientes, o BPI antecipa até 20% do valor da linha de crédito, sujeito a análise do banco, “ainda antes da aprovação das sociedades de garantia mútua, acelerando a resposta às necessidades mais imediatas de tesouraria e liquidez das empresas”.

Já os apoios próprios do BPI ascendem a 2,43 mil milhões de euros em linhas de crédito contratadas com empresas, para apoio de tesouraria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI com 57 mil moratórias de crédito no valor de 4,8 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião