Juros da dívida sobem. Taxa a 10 anos acima de 1%

Subida dos juros da dívida dos países dos euro acontece depois de a Comissão Europeia ter apresentado as suas previsões de primavera, onde alertou para a maior recessão que a região já enfrentou.

Os juros da dívida dos países do euro estão em alta. Registam-se subidas nas taxas de mercado de praticamente todos os soberanos, sendo mais expressivas no caso dos países do sul da Europa, com a yield da dívida portuguesa a 10 anos a superar novamente a fasquia de 1%.

Os juros das obrigações do Tesouro a 10 anos avançavam para 1,01%, de acordo com dados da Bloomberg. Há um agravamento de seis pontos base, semelhante ao registado pelos títulos de Espanha. A taxa a 10 anos do país vizinho está, contudo, abaixo de 1%, em 0,9%.

O agravamento dos juros da dívida é comum à generalidade dos países europeus, mas bem menos expressivo no caso de França ou da Alemanha. A yield das Bunds a 10 anos sobe dois pontos mas continua abaixo de zero, em -0,5%.

Esta subida dos juros da dívida acontece depois de a Comissão Europeia ter apresentado as suas previsões de primavera, onde alertou para a maior recessão que a região já enfrentou.

A economia da Zona Euro deverá registar uma contração de 7,7%, com países como Grécia, Itália e Espanha a registarem uma quebra de mais de 9% do PIB em resultado da crise provocada pelo Covid-19.

Ao mesmo tempo, a pesar nos juros da dívida está a decisão do Tribunal Constitucional alemão que veio desafiar o programa de compra de ativos do Banco Central Europeu. Apesar da autoridade monetária manter o compromisso com a compra de dívida, os investidores receiam os próximos capítulos deste embate.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida sobem. Taxa a 10 anos acima de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião