EDP acelera 6% após disparo nos lucros

EDP brilhou na bolsa de Lisboa, com as ações a acelerarem mais de 6%. Mexia anunciou ontem um disparo dos lucros no primeiro trimestre e mateve a meta para 2020 apesar da pandemia.

A EDP foi a estrela da sessão na bolsa de Lisboa. As ações da elétrica nacional valorizaram 6,02% para 4,124 euros, depois de ter anunciado um disparo de 45% dos lucros no primeiro trimestre e de o CEO António Mexia ter assegurado que a pandemia não mudou o objetivo de lucro de 800 milhões para este ano.

Foi um desempenho que permitiu ao PSI-20, o índice de referência nacional, valorizar 0,42% para 4.238,40 pontos, isto apesar da perda de 1% no acumulado desta semana.

Além da EDP, mais oito cotadas nacionais encerraram a semana com ganhos. A Mota-Engil valorizou 2,99% para 1,102 euros, no segundo melhor registo em Lisboa.

Entre os pesos pesados nacionais, o dia foi negativo. A Galp e a Jerónimo Martins desvalorizaram 1,16% para 10,26 euros e 0,35% para 15,45 euros, respetivamente.

A operadora Nos teve um dos piores desempenhos, com uma queda de 1,75%, depois de ter anunciado prejuízos de 10 milhões de euros no trimestre.

EDP acelera 6% após resultados

Lisboa acompanhou o sentimento europeu, com os investidores mais animados em relação ao acordo comercial entre os EUA e China e as indicações de que a implementação da fase 1 está a correr dentro do previsto.

A praça de Londres esteve encerrada devido à celebração dos 75 anos do fim da II Guerra Mundial. Mas em Frankfurt, Paris e Milão os ganhos ascenderam a mais de 1%. O espanhol IBEX-35 somou 0,71%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP acelera 6% após disparo nos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião