EDP cai 5% em ex-dividendo. Lisboa recua e contraria Europa

A bolsa nacional encerrou a perder mais de 1%, penalizada pelos títulos da EDP que caíram 5% no dia em que a empresa está a cotar em ex-dividendo.

A bolsa de Lisboa encerrou a segunda sessão da semana no vermelho, com apenas quatro cotadas a escaparem às perdas. Este desempenho do índice nacional deveu-se às ações da EDP, que caíram mais de 5%, no dia em que a elétrica está a cotar em ex-dividendo. Nas quedas, destaque ainda para os títulos da Corticeira Amorim que perderam mais de 4,5%. BCP e Galp Energia também pressionaram.

O PSI-20 fechou a perder 1,37% para 4.152,15 pontos, naquela que é a segunda sessão consecutiva no vermelho. Lisboa contrariou, assim, a tendência positiva observada nas restantes praças europeias, com o Stoxx-600 a valorizar 0,28% para 340,66 pontos.

Evolução das ações da EDP na bolsa de Lisboa

A contribuir para este desempenho do principal índice de referência nacional estiveram as ações da EDP que, descontando o valor do dividendo de 19 cêntimos por ação, caíram 5,09% para 3,895 euros. O pagamento de um montante total de 694,7 milhões de euros ocorre a 14 de maio, sendo que a elétrica já está a negociar esta terça-feira a descontar esse dividendo, como era esperado.

Ainda nas quedas, destaque para os títulos da Corticeira Amorim, que caíram 4,58% para 8,95 euros, representando a maior descida desta sessão. A penalizar também o índice esteve o BCP, ao recuar 0,43% para 0,0925 euros, e ainda a Galp Energia, que perdeu 1,23% para 10,01 euros.

A impedir uma descida mais acentuada do PSI-20 esteve a EDP Renováveis que valorizou 1,24% para 11,44 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP cai 5% em ex-dividendo. Lisboa recua e contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião