Marcelo confirma segunda fase da reabertura a 18 de maio. Desconfinamento foi “muito contido”

À saída de mais uma reunião sobre o desconfinamento, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou aos jornalistas que a segunda fase de reabertura da economia arrancará mesmo a 18 de maio.

O Presidente da República participou, esta quinta-feira, em mais uma reunião sobre o desconfinamento do país e à saída confirmou que a segunda fase de retoma da economia irá mesmo acontecer a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio. Marcelo Rebelo de Sousa disse que na primeira fase, começada no início de maio, os portugueses foram “sensíveis” ao pedido de “fazer a abertura por pequenos passos”.

O calendário de desconfinamento foi conhecido no final de abril, mas o Governo tinha deixado claro que, caso a primeira fase de reabertura fosse sinónimo de um aumentar dos casos de infeção, estaria em cima da mesa a possibilidade de dar um passo atrás e não prosseguir com essa retoma da economia.

Essa primeira fase arrancou no início de maio com a abertura do comércio local, cabeleireiros, livrarias e comércio automóvel. A início da segunda fase está marcado para a segunda-feira, dia 18 de abril, com a abertura de restaurantes, de museus e dos estabelecimentos de ensino do 11º e 12º ano. E segundo Marcelo Rebelo de Sousa os números permitem a concretização desse calendário, não justificando passos atrás.

O chefe de Estado sublinhou que a primeira fase de desconfinamento foi “muito contida”, tendo os portugueses sido “sensíveis” ao pedido de “fazer a abertura por pequenos passos”. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que não existem “muitos dados que permitam retirar conclusões firmes” sobre o impacto dessa reabertura na evolução da pandemia de coronavírus em Portugal.

O começo da terceira fase do desconfinamento está marcado para 1 de junho e ficará marcado pelo regresso aos escritórios dos milhares de trabalhadores que foram obrigados a ficar em teletrabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo confirma segunda fase da reabertura a 18 de maio. Desconfinamento foi “muito contido”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião