Garrafas reutilizáveis Eco querem poupar 250 toneladas de plástico até ao fim de 2020

"Temos um objetivo ambicioso de chegar ao final do ano com 500 estações dispensadoras instaladas no retalho nacional e internacional", diz a empresa.

As garrafas reutilizáveis e “amigas do ambiente” Eco, que desde 2018 podem ser reenchidas com água filtrada nos supermercados Pingo Doce, espera, até final do ano de 2020, só em Portugal, ultrapassar as 250 toneladas de plástico poupadas. Para isso, e nesta nova fase de desconfinamento, as duas marcas uniram-se para oferecer gratuitamente a água a todos os clientes que até ao final do mês de maio façam o reenchimento das suas garrafas de três litros, bastando para isso que o cliente se dirija a uma das 137 lojas Pingo Doce onde se encontram as Estações Eco.

Cada garrafa de três litros custa 1€ e o reenchimento tem o valor unitário de 0,18€ por garrafa. A água fornecida nas estações dispensadoras provém da da rede pública e é sujeita ao processo de filtragem ECO, “garantindo ao consumidor uma forma sustentável de consumir água de excelente qualidade”.

Em 2019, a água ECO proporcionou uma redução de consumo de plástico de mais de 100 toneladas. Além de querer crescer em Portugal, o plano de expansão da marca passa também pela internacionalização. A ECO está em negociações com alguns dos maiores retalhistas europeus. “Temos um objetivo ambicioso de chegar ao final do ano com 500 estações dispensadoras instaladas no retalho nacional e internacional“, frisou a empresa em comunicado.

Aquando do lançamento, em setembro de 2018, a Eco anunciou um investimento de cinco milhões de euros para criar 500 estações de fornecimento de água filtrada em sistemas self-service.

Para André Paiva, partner da ECO, “sendo a água ECO a única no mercado de retalho que permite a reutilização da mesma garrafa, queríamos nesta fase ajudar os nossos clientes habituais bem como incentivar a adesão de novos consumidores, que sabemos que têm no seu processo de aquisição de bens alimentares e bebidas uma consciência ambiental que seja simultaneamente competitiva. Essas duas componentes serão elas também o “novo normal” no consumo das famílias portuguesas como indicam todos os estudos de mercado. É de salientar que as nossas estações ECO já permitiram poupar mais de 120 toneladas de plástico descartável nas lojas Pingo Doce”.

As garrafas ECO foram especialmente desenvolvidas para serem reutilizáveis, contribuindo assim para a diminuição dos resíduos não biodegradáveis. Exclusiva para reabastecimento nas Estações ECO, é feita de plástico (PET) resistente, livre de bisfenol A (BPA), um composto orgânico sintético,
e com filtro UV que protege da luz e mantém todas as propriedades da água. A principal característica diferenciadora da garrafa ECO é permitir a criação de uma nova forma de consumo mais sustentável de água e permitindo que o consumidor possa desenvolver/aumentar hábitos de reutilização, reduzindo assim de forma significativa os resíduos não biodegradáveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garrafas reutilizáveis Eco querem poupar 250 toneladas de plástico até ao fim de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião