Municípios querem “simplex” para investimento público

  • ECO
  • 26 Maio 2020

Manuel Machado critica a complexidade e burocracia que têm de se ultrapassar para avançar com investimento público ao nível local.

O presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP) pede alterações à lei dos investimentos públicos para revitalizar a economia, depois da pandemia, em entrevista a Rádio Renascença (acesso livre). Manuel Machado sugere uma espécie de “simplex” para agilizar estes investimentos e que vai ao encontro de um dos pilares do Programa de Estabilização Económica e Social que o Executivo pretende apresentar para ajudar a economia a recuperar — o “Simplex SOS” para desburocratizar o investimento público.

A atual legislação “é uma canseira, um desperdício de tempo e de desaproveitamento de financiamentos públicos”, reitera o presidente da ANMP. Manuel Machado critica também a complexidade e burocracia que as câmaras têm de ultrapassar para avançar com investimento público ao nível local.

Desta forma, o também presidente da Câmara de Coimbra pede “um quadro legal adequado para que as empresas não definhem”, apontando que se devem antecipar, “o mais possível”, as obras públicas, de forma a fazer face à crise que o país atravessa devido à pandemia. Uma opção já defendida pela própria Comissão Europeia, mas que faz soar os sinais de alerta para o risco de aumento do endividamento das economias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Municípios querem “simplex” para investimento público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião