Juncker reúne-se com Marcelo e Costa esta quinta-feira

Juncker vem participar no seminário diplomático, mas tem encontros de trabalho com o Presidente da República e com o primeiro-ministro.

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai reunir-se amanhã com Marcelo Rebelo de Sousa e com António Costa, em Lisboa.

Esta é a segunda deslocação a Portugal do presidente da Comissão Europeia. Juncker esteve na capital portuguesa em março 2016, para assistir à cerimónia de tomada de posse do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Amanhã têm encontro marcado às 11h30 no Palácio de Belém.

Mais tarde segue-se um almoço de trabalho com o primeiro-ministro em São Bento. À mesa vão estar “as principais questões europeias”. Não há uma agenda definida, avançou ao ECO, fonte oficial do gabinete de António Costa, mas temas não faltam: do Brexit aos vários atos eleitorais na Europa este ano (França, Holanda, Itália e Alemanha), passando pela perspetiva de Portugal sair do Procedimento por Défices Excessivos serão alguns dos temas em cim da mesa. O almoço também servirá para abordar a cimeira dos países do Sul da Europa, que se realiza a 28 de janeiro em Lisboa, a cimeira de Roma e a presidência rotativa da união Europeia que é agora ocupada por Malta.

Agora, o motivo da visita é a participação no seminário diplomático, que decorre quinta e sexta-feira em Lisboa. Este é um evento anual, iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que reúne o corpo diplomático com membros do Executivo, sempre no início do ano e aproveitando o facto de a maior parte dos embaixadores virem a Portugal para celebrar o Natal. Nestes encontros estão também representantes de setores estratégicos da Administração Pública, do setor académico, e da comunidade empresarial, entre outros, para debater os principais temas de interesse para a política externa portuguesa.

Este ano, o MNE destaca “a intervenção do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa sessão especial pública”, mas também do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que “intervirá como orador convidado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker reúne-se com Marcelo e Costa esta quinta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião