Portugal já reciclou o equivalente ao peso de 430 aviões em 2020

De acordo com a SPV, o maior consumo dentro de casa, resultantes do Estado de Emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses

Entre janeiro e maio deste ano, a Sociedade Ponto Verde enviou para reciclagem 130 mil toneladas de embalagens, um aumento de 4% face ao período homólogo de 2019. Ou seja, tantas embalagens como o peso equivalente a 430 aviões, diz a SPV, considerando que “estes resultados da recolha seletiva demonstram que os comportamentos dos portugueses face à reciclagem mantiveram-se positivos, apesar do contexto desafiante colocado pela pandemia e período de confinamento”, considera a SPV.

“O encerramento dos estabelecimentos HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e o maior consumo dentro de casa, resultantes do Estado de Emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses e isso demonstra que estes estão cada vez mais comprometidos com o processo. Não podemos parar agora o Movimento de Cidadania pela Reciclagem. Os bons resultados devem servir como incentivo no desconfinamento, agora que os espaços abrem portas a um maior consumo fora de casa”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, no Dia Mundial do Ambiente.

A Sociedade Ponto Verde deixa cinco dicas para um dia-a-dia mais verde:

  1. Recicle: Separar corretamente as embalagens é um gesto simples, mas muito importante. Saiba mais em www.pontoverde.pt
  2. Ande de bicicleta: Este meio de transporte não só é bom para o ambiente como também para a sua saúde e atividade física.
  3. Poupe energia: Não se esqueça de desligar da tomada o carregador do telemóvel quando não o está a utilizar.
  4. Reutilize: Seja o saco das compras ou a garrafa de água, aproveite-os para mais do que uma utilização.
  5. Plante uma árvore: No seu jardim ou num vaso na varanda, há árvores para todos os gostos e espaços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já reciclou o equivalente ao peso de 430 aviões em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião