Portugal já reciclou o equivalente ao peso de 430 aviões em 2020
De acordo com a SPV, o maior consumo dentro de casa, resultantes do Estado de Emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses
Entre janeiro e maio deste ano, a Sociedade Ponto Verde enviou para reciclagem 130 mil toneladas de embalagens, um aumento de 4% face ao período homólogo de 2019. Ou seja, tantas embalagens como o peso equivalente a 430 aviões, diz a SPV, considerando que “estes resultados da recolha seletiva demonstram que os comportamentos dos portugueses face à reciclagem mantiveram-se positivos, apesar do contexto desafiante colocado pela pandemia e período de confinamento”, considera a SPV.
“O encerramento dos estabelecimentos HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e o maior consumo dentro de casa, resultantes do Estado de Emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses e isso demonstra que estes estão cada vez mais comprometidos com o processo. Não podemos parar agora o Movimento de Cidadania pela Reciclagem. Os bons resultados devem servir como incentivo no desconfinamento, agora que os espaços abrem portas a um maior consumo fora de casa”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, no Dia Mundial do Ambiente.
A Sociedade Ponto Verde deixa cinco dicas para um dia-a-dia mais verde:
- Recicle: Separar corretamente as embalagens é um gesto simples, mas muito importante. Saiba mais em www.pontoverde.pt
- Ande de bicicleta: Este meio de transporte não só é bom para o ambiente como também para a sua saúde e atividade física.
- Poupe energia: Não se esqueça de desligar da tomada o carregador do telemóvel quando não o está a utilizar.
- Reutilize: Seja o saco das compras ou a garrafa de água, aproveite-os para mais do que uma utilização.
- Plante uma árvore: No seu jardim ou num vaso na varanda, há árvores para todos os gostos e espaços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal já reciclou o equivalente ao peso de 430 aviões em 2020
{{ noCommentsLabel }}