Há 68 praias “zero poluição” em Portugal. Saiba quais são

Em Portugal, existem 68 praias que carregam o título de "zero poluição" da associação Zero. Torres Vedras, Peniche e Angra do Heroísmo são os concelhos que contam com mais praias não poluídas.

É oficial. Este sábado tem início a tão esperada época balnear de 2020 em algumas zonas do país, que surge como um verdadeiro oásis no deserto em plena fase de desconfinamento, depois de meses fechados em casa por causa da pandemia de Covid-19 que tomou de assalto Portugal e o mundo.

Portugal tem 850 km de praias, de norte a sul, e 830 mil lugares disponíveis nos areais, de acordo com as regras de distanciamento social traçadas pela Agência Portuguesa do Ambiente. Há ainda as praias com Bandeira Azul (são 360 este ano) e outras tantas (381) com Qualidade de Ouro da Quercus.

Além disso, diz a associação ambientalista Zero, Portugal tem 68 zonas balneares sem qualquer poluição na água, um aumento de 55 pontos percentuais, e mais 24 praias, em relação às 44 classificadas o ano passado, avançou a Associação Sistema Terrestre Sustentável Zero.

Todas estas 68 zonas balneares são costeiras (mar) e representam 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento este ano. Os concelhos com maior número de praias sem poluição localizam-se em Torres Vedras (10), Peniche (5), Angra do Heroísmo (5), Praia da Vitória (4) e Tavira (4).

Conheça as praias do país com “zero poluição”:

O que é uma praia sem poluição?

A associação Zero explica em comunicado que uma “praia zero poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Associação Zero identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2017, 2018 e 2019), não só tiveram sempre classificação “excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (escherichia coli e enterococos intestinais).

Zero deixa alertas no arranque da época balnear

  • Não devem ser deixados quaisquer resíduos na praia e, de preferência, devem ser encaminhados através da recolha seletiva. Cuidados adicionais deverão ser tomados ao deitar fora luvas e máscaras. Mais de 80% dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens. Este ano também estão a ser detetados resíduos consideráveis e máscaras e luvas no Mediterrâneo.
  • Deve-se preservar a paisagem e os ecossistemas envolventes das zonas balneares, evitando o pisar as dunas ou outras áreas sensíveis.
  • Por razões ambientais e de segurança, só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde há vigilância e onde se conhece a qualidade da água.
  • Devido à situação de pandemia, devem ser salvaguardados os distanciamentos adequados relativamente a terceiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 68 praias “zero poluição” em Portugal. Saiba quais são

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião