Hoje nas notícias: Novo Banco, Função Pública e rendas

  • ECO
  • 8 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Enquanto o Novo Banco, que registou prejuízos de 180 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, está mais perto de avançar com um pedido de mais dinheiro através do mecanismo de capital contingente, o Governo decide repor a regra de uma entrada por cada saída na Função Pública, reforçando assim o setor, sendo que a diretiva anterior apenas previa a entrada de um funcionário público após duas saídas. Isto numa altura em que o impacto da pandemia no imobiliário já se está a fazer sentir, com as rendas das casas a registarem uma queda de cerca de 20% a nível nacional. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Novo Banco perto de pedir nova injeção ao Fundo de Resolução

O Novo Banco está a sentir os efeitos da pandemia nas contas. Apresentou prejuízos de 180 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um resultado que fez mossa nos rácios das instituição, deixando-os perto do limite que lhe permite ativar o mecanismo de capital contingente, revela o Jornal de Negócios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)

Função Pública reforçada com regresso da regra de uma entrada por cada saída

O Governo de António Costa eliminou a diretiva “dois por um”, que existe desde os anos do governo de António Guterres e contempla a entrada de apenas um funcionário público por cada dois que se saiam. Com o Programa de Estabilização Económica Social, a regra passa agora a ser “um para um”, ou seja, uma entrada por cada saída, uma medida incluída no reforço da capacidade de resposta da Administração Pública à pandemia.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Rendas das casas caem 20% a nível nacional

Com a crise provocada pela pandemia, o imobiliário ressente-se. Enquanto os valores de aquisição estão a corrigir da subida dos últimos anos, a maior oferta de imóveis está a pesar nos valores exigidos no arrendamento. O Jornal de Notícias dá conta de uma quebra de 20% no valor das rendas a nível nacional, uma tendência que irá acentuar-se até ao final do próximo ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Luís Filipe Vieira quer Fernando Medina no Benfica

O presidente do Benfica está de olho em Fernando Medina, o presidente da Câmara de Lisboa, para um lugar no clube. Sendo pouco provável que o autarca aceite entrar nos órgãos sociais, a ideia de Luís Filipe Vieira, se for reeleito nas próximas eleições, será avançar com um Conselho Estratégico, um órgão consultivo que está previsto nos estatutos do clube. Para fazer parte deste Conselho basta ser sócio efetivo dos encarnados, o que, de acordo com o Correio da Manhã, Medina já é.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

“Somos a oposição ideológica ao socialismo”, diz João Cotrim de Figueiredo

João Cotrim de Figueiredo, presidente do Iniciativa Liberal há seis meses, defende que é preciso ganhar a “batalha cultural” no país. Para o deputado único, o partido é “a oposição ideológica ao socialismo”. “Daqui por um tempo, vamos poder dizer que somos o partido das propostas concretas”, assegura Cotrim de Figueiredo.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, Função Pública e rendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião