Bruxelas dá “selo de excelência” a 16 empresas portuguesas

16 empresas portuguesas receberam o "selo de excelência" da Comissão Europeia por terem projetos promissores no combate ao Covid-19 e na preparação da recuperação da União Europeia.

A Comissão Europeia atribuiu um “selo de excelência” a 16 empresas portuguesas, de um total de 818 empresas europeias que receberam esta distinção, reconhecendo o “valor das suas propostas” para o combate ao coronavírus e para a recuperação da União Europeia (UE). Foram ainda concedidos 314 milhões de euros a 72 empresas com projetos nestas duas vertentes, sem portugueses na lista de empresas financiadas.

Os investimentos inserem-se na estratégia europeia de combate ao Covid-19 e de lançamento das bases da recuperação, no quadro do Horizonte 2020. Porém, como o financiamento é limitado, Bruxelas atribui os “selos de excelência” às empresas que tenham projetos que não recebam financiamento, mas onde se veja potencial. O selo visa, por isso, ajudar estes projetos a “atrair apoio de outras fontes de financiamento”, por terem uma validação prévia de Bruxelas.

“Foram concedidos cerca de 166 milhões de euros a 36 empresas através da iniciativa-piloto Acelerador do Conselho Europeu da Inovação (CEI) para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus. Serão também concedidos mais de 148 milhões de euros a outras 36 empresas para contribuir para o plano de recuperação da Europa, elevando assim a 314 milhões de euros o total do investimento efetuado no quadro do programa Horizonte 2020″, indica a Comissão Europeia num comunicado.

“As 36 empresas selecionadas que contribuirão para a luta contra o coronavírus trabalharão em projetos pioneiros, como o aumento da produção de toalhetes de biodescontaminação, o desenvolvimento de ventiladores que forneçam aos profissionais de primeira linha informações em tempo real sobre a qualidade da ventilação dada aos doentes, a criação de uma plataforma de anticorpos para o tratamento de casos graves de infeção, entre muitos outros”, aponta o organismo europeu. Nesta vertente, 139 empresas receberam selos de excelência, das quais seis são portuguesas.

Segundo a Comissão, “outras 36 empresas, cuja atividade apoiará o plano de recuperação da Europa, trabalharão em múltiplos setores e projetos, nomeadamente, o desenvolvimento de torres eólicas mais altas e mais robustas, fabricadas com módulos de madeira, que poderão reduzir drasticamente os custos da energia eólica, um sistema de produção de adubos orgânicos e uma solução baseada na tecnologia de cadeia de blocos para as práticas de reciclagem sustentáveis aplicadas pelos fabricantes”. Nesta vertente, 679 empresas receberam selos de excelência, das quais dez são portuguesas.

“O selo de excelência é um selo de qualidade atribuído a propostas de projetos submetidos ao Horizonte 2020, o programa de financiamento de investigação e inovação da União Europeia, para poder ajudar essas propostas a encontrar financiamento alternativo. Este selo é dado a projetos que foram considerados de qualidade digna de financiamento, mas que não o obtiveram devido a restrições orçamentais”, explica a Comissão em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas dá “selo de excelência” a 16 empresas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião