5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que a Comissão Europeia vai decidir se aprova, ou não, o pedido de Portugal para baixar o IVA da luz, o Parlamento Europeu vai aprovar as recomendações para as negociações pós-Brexit.

No dia em que a Comissão Europeia vai decidir se aprova, ou não, o pedido de Portugal para criar taxas de IVA variáveis na luz, o Parlamento Europeu vai reunir-se para aprovar as recomendações para as negociações pós-Brexit. Ainda esta sexta-feira, o INE vai dar dados sobre a evolução da inflação em maio, enquanto o Conselho Geral da Mutualista Montepio analisa as contas de 2019. Hoje é também dia de greve geral dos CTT.

Bruxelas decide sobre o IVA da luz

Esta sexta-feira é dia de o Comité do IVA da Comissão Europeia se pronunciar sobre o pedido de Portugal para criar taxas variáveis em função de um maior ou menor consumo de eletricidade. O primeiro-ministro já tinha adiantado que esperava que a decisão de Bruxelas fosse “favorável”, explicando que o Governo apenas pode reduzir o IVA da eletricidade “mediante parecer favorável do Comité do IVA da UE”. Este organismo deveria ter-se reunido em março, mas “as restrições à circulação decorrentes do Covid-19 adiaram as reuniões do comité do IVA”.

Parlamento Europeu adota recomendações para negociações pós-Brexit

Esta sexta-feira é dia de reunião extraordinária conjunta das Comissões de Comércio Internacional e de Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu para aprovação do projeto de relatório com as recomendações sobre as negociações para uma nova parceria com o Reino Unido, a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte. A reunião arranca às 8h de Lisboa e termina quase às 16h.

Como evoluiu a inflação em maio?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar esta sexta-feira os dados referentes ao Índice de Preços do Consumidor em maio, que vão permitir perceber como evoluiu a inflação no quinto mês do ano. Recorde-se que, em abril, a taxa de inflação manteve-se nos 0%, alinhada com o mês anterior. Aquele desempenho deveu-se ao aumento da taxa de variação homóloga dos produtos alimentares não transformados para 8,4% e à variação de -9,1% para os produtos energéticos, refletindo reduções dos preços dos combustíveis e da eletricidade.

Conselho Geral da Mutualista Montepio analisa contas de 2019

Os membros do Conselho Geral da Mutualista Montepio vão reunir-se esta sexta-feira para apreciar as contas referentes ao ano passado, que ainda não são conhecidas. O atraso na apresentação destes resultados é um processo que se tem arrastado devido à auditora PwC ter decidido alterar o valor atribuído ao Banco Montepio, considerando que em vez da avaliação de 1.870 milhões de euros o banco deverá ser avaliado em cerca de 1.400 milhões, o que implica que a mutualista terá de contabilizar imparidades e eventualmente reconhecer prejuízos em 2019.

Greve geral dos CTT e CTT Expresso

Depois de uma primeira greve no final de maio, contra o pagamento do subsídio de almoço em cartão de refeição, os trabalhadores dos CTT e dos CTT Expresso voltam a parar a nível nacional. A primeira paralisação teve uma adesão abaixo dos 20% a nível nacional, mas superior a 90% na zona de Lisboa, informou a empresa dos correios, na altura. Haverá esta sexta-feira uma nova greve, numa luta pelos mesmos motivos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião