Negócio falhou. Isabel dos Santos continua disponível para vender EuroBic

O EuroBic confirmou o fim das negociações com o Abanca e informou que Isabel dos Santos "continua disponível" para vender a sua participação no banco.

A empresária Isabel dos Santos “continua disponível” para vender os 42,5% que detém indiretamente no capital do EuroBic, ao mesmo tempo que os restantes acionistas “mantêm em aberto todas as hipóteses de reconfiguração da estrutura acionista do banco”. A garantia foi dada pelo EuroBic em comunicado, no qual confirma que as negociações que com o Abanca para a venda da empresa “terminaram sem sucesso”.

O ECO revelou esta terça-feira o fim das negociações entre os acionistas do EuroBic e os espanhóis do Abanca. As conversações estavam em curso desde fevereiro, na sequência do Luanda Leaks e da pressão do Banco de Portugal, e até já havia um acordo de princípio. Mas o eventual negócio entrou num impasse depois da revisão em baixa da oferta do Abanca, que inicialmente era de 240 milhões de euros.

“O EuroBic foi hoje [terça-feira] informado de que as negociações que estavam em curso entre alguns dos seus acionistas e o Abanca, tendentes à transmissão das ações representativas de 95% do seu capital social, terminaram sem sucesso”, começa por indicar o banco liderado por Fernando Teixeira dos Santos.

“Entretanto, Isabel dos Santos informou que continua disponível para alienar as suas participações indiretas representativas de 42,5% no capital do EuroBic e os restantes acionistas, titulares de 57,5% do capital do banco, informaram que mantêm em aberto todas as hipóteses de reconfiguração da estrutura acionista do banco, quer através da aquisição das participações indiretamente detidas pela senhora engenheira Isabel dos Santos, quer através da venda, por justo valor, das suas ações, total ou parcialmente a terceiros”, sublinha a empresa na mesma nota.

"Isabel dos Santos informou que continua disponível para alienar as suas participações indiretas representativas de 42,5% no capital do EuroBic e os restantes acionistas, titulares de 57,5% do capital do banco, informaram que mantêm em aberto todas as hipóteses de reconfiguração da estrutura acionista do banco.”

EuroBic

No mesmo comunicado, a administração liderada por Teixeira dos Santos “congratula-se com o facto de o Abanca ter apresentado uma proposta” para a compra da maioria do capital, “não obstante o termo das negociações, sem sucesso”. “A administração do EuroBic continuará, como até aqui, a assegurar a gestão sã e prudente do banco, salientando que o banco cumpre consistentemente os rácios prudenciais aplicáveis”, reforça a empresa.

Banco tem “balanço robusto”

No seguimento desta garantia, a administração do EuroBic aproveita a ocasião para salientar que o banco tem “um balanço robusto que lhe permite continuar a reforçar ainda mais os bons indicadores alcançados”. “Estamos totalmente empenhados na concretização de todos os projetos em curso que se mostrem adequados a fortalecer a trajetória de crescimento do EuroBic, reiterando o nosso inabalável compromisso com famílias e empresas no sentido de as ajudar a ultrapassar as dificuldades que enfrentam, neste momento tão desafiante”, conclui a empresa.

As notícias alegadamente incriminatórias de Isabel dos Santos, publicadas pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) em meados de janeiro, constituíram um dano reputacional significativo para o banco do qual Isabel dos Santos é acionista. O banco acabou por perder 600 milhões de euros em depósitos no primeiro trimestre do ano, como noticiou o ECO este mês.

Com efeito, no início deste mês, o negócio entre o EuroBic e o Abanca esteve prestes a ser fechado. Mas o Abanca acabou por deixar cair a operação, considerando, em comunicado, ter sido “forçado a desistir da operação” porque “as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas”.

O Banco de Portugal também adianta que foi informado do término das negociações. Lembra que a transação “permitiria operar uma alteração na estrutura acionista do EuroBic, num contexto em que um dos acionistas de referência tem, como é público, as ações sob arresto e, consequentemente, está impedido de exercer os respetivos direitos de voto”.

“Não obstante, os demais acionistas, titulares de 57,5% do capital, mantêm o exercício pleno dos seus direitos, sendo responsáveis por assegurar que o EuroBic continua a desenvolver normalmente a sua atividade – que o Banco de Portugal continuará a acompanhar – em cumprimento do quadro legal e regulamentar aplicável”, refere o supervisor.

(Notícia atualizada pela última vez na quarta-feira às 10h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negócio falhou. Isabel dos Santos continua disponível para vender EuroBic

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião