PJ faz buscas em casa de ex-advogado de Isabel dos Santos e na Uría Menéndez

  • ECO
  • 17 Junho 2020

Em causa estão suspeitas no âmbito de inquérito por suspeita de branqueamento de capitais e de fraude fiscal na compra da Efacec por parte de Isabel dos Santos.

A Polícia Judiciária fez buscas à casa de Jorge Brito Pereira e à sociedade de advogados Uría Menéndez, onde o advogado de longa data da filha do ex-Presidente de Angola trabalhou até janeiro deste ano, avança esta quarta-feira o Jornal Económico. O advogado português foi referido na investigação jornalística Luanda Leaks por ter aberto, alegadamente, pelo menos, duas empresas em nome de Isabel dos Santos.

Em causa está o inquérito por suspeita de branqueamento de capitais e de fraude fiscal nas operações das empresas de Isabel dos Santos, como é o caso da transferência de um valor superior a 100 milhões de euros entre a Sonangol e consultoras com sede no Dubai e ainda a aquisição de uma casa na Quinta do Lago através da sociedade Burgate de Mário Leite Silva, o gestor que era o braço direito da empresária angolana, de acordo com o jornal.

A Procuradora-Geral da República confirmou ao ECO a realização destas buscas a Jorge Brito Pereira e à Uría Menéndez esta quarta-feira durante o dia. Os factos investigados nesta operação decorreram entre 2017 e 2018. Na sequência do Luanda Leaks, Jorge Brito Pereira deixou de ser presidente da mesa da assembleia geral do EuroBic, banco detido em parte por Isabel dos Santos que está à venda, chairman da Nos, onde a angolana também detém uma posição acionista, e ainda presidente da assembleia geral da Efacec, empresa de Isabel dos Santos que também está à venda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ faz buscas em casa de ex-advogado de Isabel dos Santos e na Uría Menéndez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião