“Não devemos resolver tudo, mais uma vez, só com dívida”, diz Isabel Ucha

  • ECO
  • 19 Junho 2020

Presidente da bolsa de Lisboa alerta, em entrevista ao Jornal Económico, para o risco de sustentar a retoma no endividamento. Dependência poderá levar a uma repetição da situação semelhante a 2011.

A presidente da bolsa de Lisboa defende que o financiamento privado através do mercado de ações tem de fazer parte da recuperação económica após a pandemia. Em entrevista ao Jornal Económico (acesso pago), Isabel Ucha alerta que a elevada dependência da dívida pública e privada poderá levar o país a uma nova crise como em 2011.

“Mais uma vez, e estamos aqui num período particularmente relevante nesse tema, não vamos poder e não deveremos resolver tudo com dívida, porque senão daqui a dois ou três anos vamos estar outra vez como estávamos em 2011, quando o excesso de dívida acabou por levar o país a uma nova crise e à necessidade de intervenção externa. Espero que tenhamos todos aprendido a lição do passado recente”, disse Ucha, ao semanário.

A líder da bolsa nacional elogia a iniciativa do Governo de criar um veículo público para ajudar pequenas e médias empresas (PME) a ter acesso ao mercado de capitais. Mas defende que é preciso mais, apontando instrumentos de investimento, sociedades ou fundos, que agreguem instrumentos de dívida ou capital de empresas mais pequenas numa única sociedade. Em simultâneo, pede regulação mais simples e um quadro fiscal mais atrativo para a poupança.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não devemos resolver tudo, mais uma vez, só com dívida”, diz Isabel Ucha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião