Há 375 novos casos de coronavírus. 76% são na região de Lisboa

Há 375 novos casos de infeção por Covid-19 em Portugal e três óbitos a lamentar. Mais de 460 pessoas foram dadas como recuperadas da doença nas últimas 24 horas.

As autoridades de saúde portuguesas encontraram 375 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 38.464 o total acumulado de casos registado desde o início do surto. Trata-se de uma taxa de crescimento diária de quase 1%, sendo que cerca de 76% do número de novos casos foi observado na região de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, 467 pessoas recuperaram da doença, elevando para 24.477 o número de recuperados. Há ainda três novos óbitos a lamentar, o que eleva para 1.527 o total de vítimas da doença.

Boletim epidemiológico de 19 de junho

A nível nacional, 422 pessoas estão sujeitas a internamento hospitalar e 67 estão a ser medicamente seguidas em unidades de cuidados intensivos, o que representa o número de casos que inspiram mais cuidados. A esmagadora maioria dos óbitos é registada nas faixas mais idosas da população, onde a taxa de letalidade tem vindo a ser maior.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que inspira maior atenção das autoridades, onde sucessivamente têm sido observados a maioria dos novos casos de Covid-19. É também a região mais densamente populada do país. Neste contexto, dos 375 novos casos encontrados nas últimas 24 horas, 284 — ou 76% — estão situados nesta região da capital.

Outro foco que tem inspirado preocupação é o de Lagos (Algarve) onde uma festa ilegal deu origem a uma série de novos casos de infeção. Numa conferência de imprensa esta sexta-feira, a delegada de saúde, Ana Cristina Guerreiro, revelou que foram encontrados na região 34 novos casos de coronavírus, elevando para 76 o número de pessoas cuja cadeia de transmissão remonta a essa mesma festa.

Neste caso, a maioria dos infetados tem entre 20 e 29 anos (31 casos), seguindo-se o grupo dos 30 aos 39 (15 casos) e o dos 10 aos 19 (14 casos). “Temos ainda identificadas já nove crianças, dos 0 aos 9 anos”, disse a delegada de saúde. “Estes são os dados do cluster de Lagos, pessoas que estão relacionadas com a festa realizada. Não significa que tenham estado todos presentes na festa. Neste momento, já temos pessoas [infetadas] que são familiares de pessoas que estiveram na festa”, apontou.

Desde 1 de janeiro que a DGS já registou 359.579 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 319.585 não se confirmaram. Atualmente, 1.530 pessoas aguarda resultado laboratorial e 29.046 estão sob vigilância das autoridades de saúde por terem estado em contacto com pessoas doentes.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 375 novos casos de coronavírus. 76% são na região de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião