PSI-20 desvaloriza 1% com BCP a descer mais de 2%

Esta segunda-feira 15 das 18 cotadas fecharam em terreno negativo, levando o PSI-20 a cair 1%. Nas quedas o destaque vai para o BCP e os CTT.

O PSI-20 desvalorizou 1,6% para os 4.414,2 pontos na sessão desta segunda-feira, acompanhando as perdas registadas nos índices europeus. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, perdia 0,7% na reta final da sessão.

O sentimento dos investidores está a ser afetado pelos sinais de que há um ressurgimento de infeções por coronavírus na Europa, principalmente na Alemanha, o que poderá colocar em causa a capacidade de recuperação da economia europeia no curto prazo. Nos EUA, Wall Street também arrancou a sessão em baixa pelo mesmo motivo.

No caso de Portugal, o Governo anunciou esta segunda-feira medidas mais restritivas para algumas freguesias em Lisboa onde se tem registado a maioria dos novos casos nas últimas semanas.

Em Lisboa, entre as maiores quedas está o BCP. As ações do banco desvalorizaram 2,27% para os 11,19 cêntimos. Mas a maior queda foi registada pelos CTT cujos títulos cederam 3,89% para os 2,1 euros.

Nota também para a queda de 3,17% para os 1,16 euros das ações da Mota Engil e a desvalorização de 1,87% para os 10,73 euros dos títulos da Galp Energia.

Já a Corteira Amorim desvalorizou 0,2% para os 10,14 euros, depois de na semana passada ter comprado, através da participada Amorim Bartop, mais 30% da empresa sueca Elfverson & Co AB, ficando assim com a totalidade da produtora de tops de madeira para rolhas capsuladas, utilizadas por grupos da indústria de bebidas espirituosas.

A escapar às perdas esteve a Nos, que valorizou 0,1% para os 3,85 euros, e ainda a Ibersol e a Sonae Capital, cotadas que ficaram inalteradas face ao fecho da última sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 desvaloriza 1% com BCP a descer mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião