Centros comerciais criticam limitação de horário. Temem “maior concentração de pessoas”

A associação portuguesa que representa o setor considera que a limitação de horário dos estabelecimentos comerciais na Grande Lisboa pode "potenciar uma maior concentração de pessoas". 

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) critica a limitação de horário dos estabelecimentos comerciais na área Metropolitana de Lisboa, referindo que estes imóveis “cumprem todas as regras de segurança” e alerta que a decisão pode “potenciar uma maior concentração de pessoas”.

Em comunicado, a associação que representa 93 shoppings no país diz que os centros comerciais “investiram milhões de euros para adaptar os seus espaços”, por forma a garantir todas as condições de segurança estabelecidas pelo Governo e recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), pelo que não compreendem a decisão de limitar o horário de funcionamento.

“Estes espaços minimizam o risco de contágio, não o agravam, permitindo à população aceder a um conjunto significativo de bens e serviços num ambiente com acesso limitado e controlado, e onde as boas práticas dos visitantes são monitorizadas e geridas por equipas profissionais de modo a minimizar os riscos”, garante o presidente da APCC, António Sampaio de Mattos.

Nesse sentido, a associação que representa os gestores dos shoppings teme que esta medida possa “potenciar uma maior concentração de pessoas”, ao contrário do que é pretendido. Além disso, pode criar “fatores de incerteza com impactos negativos na operação dos Centros, dos seus lojistas e na confiança dos visitantes”, aponta o responsável.

Os centros comerciais começaram a abrir a 1 de junho na generalidade do país. Contudo, dado o aumento no número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, nesta região a reabertura só aconteceu a 15 de junho e depois de duas reaberturas falhadas. Ainda assim, o Governo decidiu na segunda-feira aplicar medidas novas restrições para a Grande Lisboa, onde a Covid-19 tem vindo a ganhar terreno em 19 freguesias de cinco concelhos da região, sendo que uma destas foi limitar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 20h.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centros comerciais criticam limitação de horário. Temem “maior concentração de pessoas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião