Supermercados pedem apoios às rendas nos centros comerciais

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) diz que a situção agravou-se depois das medidas excecionais tomadas para a Grande Lisboa. Apela também ao Governo para um "equilíbrio".

Os supermercados também defendem novas soluções temporárias para as rendas nos centros comerciais, devido à situação provocada pela pandemia, sobretudo depois das medidas adotadas pelo Governo para a Grande Lisboa. A associação que representa as empresas de distribuição fala na necessidade de um “equilíbrio entre senhorios e arrendatários” e apela aos partidos com assento parlamentar para tomarem medidas.

“A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) defende a criação temporária de novas soluções para as rendas das lojas em centros comerciais, que venham ao encontro de um equilíbrio entre senhorios e arrendatários em tempo excecional de pandemia”, refere a associação, em comunicado enviado esta quinta-feira.

Assim, defende soluções como moratórias nas rendas e a renegociação de contratos, assim como um “equilíbrio” face à quebra na faturação ocorrida nestes meses. E estas têm sido medidas já pedidas junto da Associação Portuguesa de Centros Comerciais bem como do Governo.

“No atual contexto político, é crucial que os partidos com assento na Assembleia da República tenham consciência clara dos desafios que o retalho especializado atravessa e de que o tema das rendas nos centros comerciais é crucial para a sua sobrevivência”, diz a APED.

De acordo com a associação, o cenário agravou-se ainda mais depois das medidas excecionais tomadas pelo Governo para a Área Metropolitana de Lisboa, decretando o encerramento de centros comerciais e supermercados às 20h. Estas são decisões que “contribuem para agravar as débeis condições financeiras de alguns lojistas, já muito fragilizadas pelo surto pandémico que afeta o país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supermercados pedem apoios às rendas nos centros comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião