Banca pesa em Wall Street com corte nos dividendos. Wall Street cede 1%

As bolsas norte-americanas estão a cair, com os investidores a reagirem negativamente à decisão da Fed de limitar os dividendos do setor bancário. Ações das financeiras chegam a perder 4%.

Os investidores têm apontado para a Fed para explicar os recordes nas bolsas em tempos de crise severa. Porém, desta vez, Jerome Powell não está a dar ganhos aos investidores. Os principais índices chegam a cair 1% com a decisão do supervisor de limitar os dividendos da banca, depois de a sessão anterior ter sido fortemente marcada pela volatilidade.

Os índices também recuam perante mais um dia de recordes no registo de novos casos de coronavírus nos EUA. O S&P 500 recua 0,56%, enquanto o industrial Dow Jones desvaloriza cerca de 1%. O tecnológico Nasdaq perde 0,50% e o índice Vix, que mede a volatilidade no índice de referência com base nas opções put e call, sobe 0,56 pontos.

Os bancos pesam em Wall Street, eliminando os ganhos expressivos que tinham sido registados na sessão de quinta-feira, quando um regulador decidiu cortar as provisões que os bancos precisam de constituir para fazerem face a eventuais perdas resultantes da negociação de swaps, um instrumento financeiro complexo.

Mas o rally da banca esta quinta-feira foi sol de pouca dura. Já depois do fecho dos mercados, a Fed anunciou um limite ao pagamento de dividendos pela banca e suspendeu as recompras de ações durante o terceiro trimestre. A notícia não deixou os investidores satisfeitos: as ações do Bank of America estão a cair 3,72%, enquanto o Wells Fargo cede 4,35%. O JPMorgan desvaloriza 3,39%.

Há outros fatores a condicionarem as negociações. Desde logo, o estado do mercado laboral: quase 1,5 milhões de cidadãos pediram subsídio de desemprego nos EUA na última semana, um número acima das estimativas dos analistas e historicamente alto pela 14.ª vez consecutiva. Além disso, o coronavírus continua a ganhar terreno no país, com o Texas a suspender abruptamente os planos de reabertura e o número diário de novos casos a atingir um novo recorde: 40.000 novos doentes somente na quinta-feira, segundo um balanço da Universidade de Johns Hopkins.

Perante este cenário, o Facebook cai 3,74% em bolsa, enquanto a Apple desvaloriza 0,72%. O grupo Alibaba cede 2,39% e, em sentido inverso, a travar as quedas em Wall Street, está a concorrente Amazon. O grupo fundado por Jeff Bezos apresenta ganhos modestos de 0,17%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca pesa em Wall Street com corte nos dividendos. Wall Street cede 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião