Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pode terminar 2020 com prejuízos acima de 30 milhões

  • ECO
  • 28 Junho 2020

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa revela que o impacto da pandemia poderá chegar aos 600 milhões de euros, o que vai levar ao registo de prejuízos acima de 30 milhões de euros.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, revela este domingo em entrevista ao programa Conversa Capital, uma parceria entre o Jornal de Negócios e a Antena 1, que a instituição poderá acabar o ano com mais de 30 milhões de euros de prejuízos, podendo chegar aos 40 milhões de euros. Em causa está o impacto da crise pandémica que chegou já aos 600 milhões de euros.

O impacto da pandemia foi brutal” nas contas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, admite Edmundo Martinho, explicando que tal aconteceu tanto pela redução da receita — cerca de 600 milhões de euros de perdas resultantes da menor venda dos jogos — como pelo aumento da despesa que aumentou entre 20 a 30% e assim deverá continuar. Apesar de já notar uma retoma nas vendas dos jogos, o provedor ressalva que ainda está longe do nível anterior à crise.

O provedor da SCML reconhece o impacto social e económica da pandemia na sociedade portuguesa, classificando-o de “muito preocupante”. Neste momento, segundo Edmundo Martinho, a Santa Casa está a fornecer diariamente 4.000 refeições, o que representa um aumento entre 30 a 40% face ao pré-pandemia. Face à crise social, o provedor sugere que seja aumentado o Rendimento Social de Inserção (RSI) dando uma maior valorização às crianças dos agregados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pode terminar 2020 com prejuízos acima de 30 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião