Profissionais de saúde criticam falta de coordenação em Lisboa

  • ECO
  • 28 Junho 2020

Os profissionais de saúde estão descontentes com a falta de coordenação que existe em Lisboa relativamente à pandemia. Os diretores de serviços dos hospitais da região pedem uma abordagem comum.

Vários responsáveis de hospitais da área de Lisboa criticam a falta de coordenação na resposta à pandemia por parte das autoridades de saúde. Segundo o Público deste domingo, os Hospitais Amadora-Sintra e Loures estão há várias semanas a sentir a pressão devido ao aumento expressivo de casos, tendo já de transferir doentes para outras unidades.

Dos hospitais e da Ordem dos Médicos chega o pedido para que a coordenação seja maior e para que as autoridades tenham em conta a opinião dos profissionais de saúde que estão no terreno. “É urgente antecipar e não correr atrás do prejuízo, o que implica ter a humildade de ouvir os profissionais de saúde agora, como foi feito no início”, defende o bastonário dos médicos Miguel Guimarães, argumentando que a situação que se vive na capital resulta da “incapacidade de antecipação que a autoridade nacional de saúde tem revelado nesta fase de desconfinamento”.

Ontem o Expresso também dava conta de como a falta de profissionais de saúde estaria a limitar a capacidade de resposta e de rastreio na área de Lisboa. De acordo com a informação prestada pelo Ministério da Saúde ao Público, vai haver um reforço de 120 profissionais de saúde pública de Lisboa e Vale do Tejo em breve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Profissionais de saúde criticam falta de coordenação em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião