Hoje nas notícias: IMI, máscaras e disparidade salarial

  • ECO
  • 29 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A pandemia suspendeu a revisão dos coeficientes de localização dos imóveis para efeitos de IMI. Também por causa da pandemia, o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia admite que poderá ser necessário cortar despesa ou aumentar impostos face ao aumento da dívida pública na resposta à crise. A produção de máscaras está a registar uma quebra por falta de encomendas. Noutros temas, Portugal não fez o suficiente para garantir a igualdade de rendimentos entre homens e mulheres. E o Ministério Público suspeita que Isabel dos Santos será a proprietária de uma mansão no Algarve no valor de mais de três milhões de euros.

Revisão dos coeficientes do IMI parada pela pandemia

A pandemia suspendeu a revisão dos coeficientes de localização dos imóveis para efeitos de IMI. O processo deveria ter ficado concluído em 2019, mas devido ao surto de Covid-19 está parado e não há ainda uma data para a retoma da revisão. Os serviços das Finanças e as autarquias já fizeram essa revisão dos coeficientes usados para apurar o valor patrimonial tributário (VPT) dos prédios, mas não chegaram a ser aprovados pelas Finanças. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Gabinete de estudos do Ministério da Economia aponta para aumento de impostos

Um estudo do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia admite que poderá ser necessário fazer cortes na despesa ou aumentar impostos para fazer face ao aumento da dívida pública na sequência da resposta à pandemia. O GEE considera que um possível “agravamento da carga fiscal futura na sequência do aumento da dívida pública” terá um “efeito recessivo sobre a procura doméstica. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Produção de máscaras sofre quebra por falta de encomendas

A produção de máscaras foi uma oportunidade para o setor têxtil, mas o mercado português está saturado e a exportação é uma tarefa difícil devido às certificações. As encomendas caíram a pique e Portugal está longe de produzir um milhão de máscaras por dia como estava a produzir no início de maio. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Portugal não cumpre na redução da disparidade salarial entre homens e mulheres

Portugal não fez o suficiente para garantir a igualdade de rendimentos entre homens e mulheres, considerou o Comité de Direitos Sociais do Conselho da Europa, que diz que o país está a violar o Artigo 20.º c. Carta Social Europeia Revista — assinada por Portugal em 1996, ratificada em 2001 e com entrada em vigor em 2002 — que determina que deve ser garantido o direito a oportunidades e tratamentos iguais no emprego, sem descriminação por género, relativamente a salários. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Isabel dos Santos constrói mansão milionária no Algarve

O Ministério Público suspeita que Isabel dos Santos será a proprietária de uma mansão no Algarve, na Quinta do Lago, no valor de mais de três milhões de euros. Os investigadores suspeitam que o imóvel de luxo foi edificado com parte do dinheiro transferido da Sonangol para o Dubai, em 2017, quando a empresária angolana era presidente da Sonangol. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IMI, máscaras e disparidade salarial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião