EDP ganha 4,5% e dá força à bolsa de Lisboa

A bolsa de Lisboa fechou em alta numa sessão em que as ações europeias registaram ganhos generalizados. As medidas de desconfinamento e as perspetivas de aprovação de uma vacina animaram.

As bolsas europeias seguem em forte alta, a prolongar o sentimento positivo no segundo trimestre do ano. As ações valorizaram esta quinta-feira graças aos primeiros dados económicos que sinalizam a retoma da economia global, bem como perspetivas de que possa ser encontrada uma vacina contra o Covid-19.

Os setores cíclicos estiveram entre os que mais ganharam na sessão. No português PSI-20, a subida de 1,79% para 4.429,03 pontos teve a ajuda da energia. Após um rally de fim de sessão, a EDP ganhou 4,45% para 4,486 euros por ação, enquanto a EDP Renováveis avançou 2,25% para 12,72 euros e a Galp Energia somou 2,28% para 10,525 euros.

Além da energia, também a banca esteve em alta. O BCP ganhou 2,07% para 0,1084 euros por ação, impulsionado pelo setor na Europa. O índice europeu que reúne os maiores bancos ganhou 4% na sessão, com os espanhóis BBVA, Santander e Sabadell a dispararem mais de 6%.

Por toda a Europa, o sentimento foi positivo com os países do Velho Continente a implementarem medidas de desconfinamento. Os investidores estão também a beneficiar dos ganhos em Wall Street, que reage ao reforço do mercado de trabalho nos EUA.

Assim, o Stoxx 600 avançou 1,9%, no quarto dia consecutivo de ganhos. O alemão DAX ganhou 2,9%, o britânico FTSE 100 subiu 1,3%, o francês CAC 40 avançou 2,5% e o espanhol IBEX 35 disparou 4,2%. Além da banca, destacaram-se em termos setoriais também as fabricantes de automóveis e as empresas de viagens e lazer que brilharam com valorizações de 2% e 3%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP ganha 4,5% e dá força à bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião