Engenheiro e especialista em M&A. Miguel Stilwell d’Andrade é o homem que se segue na EDP

Miguel Stilwell d'Andrade deve assumir, de forma interina, o cargo deixado por António Mexia. Há duas décadas na elétrica, desempenha atualmente funções de CFO.

É engenheiro mecânico, mas foi no mundo financeiro que se especializou. Miguel Stilwell d’ Andrade é chief financial officer (CFO) da EDP, mas com o afastamento judicial de António Mexia deverá passar de forma interina a CEO.

Nascido a 6 de agosto de 1976, Stilwell de Andrade formou-se em engenharia mecânica na escocesa University of Strathclyde e detém um MBA no norte-americano MIT. Começou a carreira no banco de investimento UBS, em Londres, onde trabalhoU na área de fusões e aquisições (M&A).

Foi exatamente para essa área que chegou à EDP. Em 2000, entrou na elétrica e cinco anos depois, passava a chefiar a área de desenvolvimento estratégico e empresarial, bem como de M&A.

Manteve-se com esse pelouro até 2009, sendo que durante este período liderou os processos de aquisição de diferentes empresas, bem como várias fases finais da reprivatização da EDP, o aumento de capital de 2004 ou a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da EDP Renováveis.

Em 2009, assumiu funções de administrador não executivo da EDP Gás Distribuição, antes de se tornar CEO da EDP Comercial em 2012. No mesmo ano, entrou para o conselho de administração do grupo. Mais tarde, viria igualmente a ser CEO da EDP Espanha.

Foi em abril de 2018 que Miguel Stilwell d’ Andrade assumiu os comandos das finanças da elétrica, a função que desempenhava atualmente. O maior desafio neste período foi lidar com a (falhada) oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo maior acionista da EDP, a China Three Gorges. Após a queda da operação, seguiu-se um plano estratégico de reconversão do negócio através da aposta nas renováveis.

Feitas as contas, Stilwell d’ Andrade está na EDP há duas décadas. Agora, deverá ele a assumir as funções de presidente interino, tal como o Correio da Manhã já tinha noticiado.

Stilwell d’ Andrade deverá suceder de forma interina António Mexia, depois de o juiz Carlos Alexandre ter validado a suspensão de funções como presidente da elétrica, no âmbito do caso EDP. Entre as medidas de coação está ainda a proibição de contactar, por qualquer meio, com arguidos.

O despacho a que o ECO / Advocatus teve acesso implica que Mexia fique impedido de exercer qualquer cargo de gestão/administração em empresas do Grupo EDP, ou por este controladas, em Portugal ou no estrangeiro, tem de entregar o passaporte e, está proibido de viajar para o estrangeiro e proibido de entrar em todos os edifícios da EDP. Não pode ainda contactar, por qualquer meio, com os arguidos Manso Neto, João Conceição, Ricardo Salgado e Rui Cartaxo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Engenheiro e especialista em M&A. Miguel Stilwell d’Andrade é o homem que se segue na EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião