Portugal é destino seguro mas cumprimento de regras depende de todos, diz Governo

  • Lusa
  • 8 Julho 2020

Secretária de Estado do Turismo defende que "Portugal é um destino turístico seguro" e que "cabe a todos nós garantir que podemos interagir, cumprindo as regras".

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu esta quarta-feira que Portugal é um destino turístico seguro, ressalvando a importância de cumprir as regras de segurança e higiene para que tal se mantenha.

“Portugal, Espanha, todos somos países seguros, mas depende de todos nós que assim aconteça e possa ser. As regras são conhecidas, o protocolo é conhecido, o distanciamento é exigido e a higiene respiratória também. Cabe a todos nós garantir que podemos interagir, cumprindo as regras, para fazer de Portugal um destino turístico seguro”, afirmou Rita Marques, que falava num webinar do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL).

Durante a sua intervenção, a governante lembrou que, em 2019, Portugal registou um crescimento de hóspedes com origem em Espanha na ordem dos 10% e de 8% no caso das dormidas.

“Espanha tem sido um mercado emissor importante. Além de Espanha, todos os que aterram [neste país] também são um mercado emissor importante para nós. Temos vindo a trabalhar fortemente para construir a oferta turística ibérica”, acrescentou.

Rita Marques sublinhou ainda que mais de 70% dos turistas internacionais que visitam Portugal viajam por via aérea, por isso, o Governo “tem vindo a reforçar o programa de estímulo para a angariação de novas rotas”.

Por outro lado, a secretária de Estado do Turismo considerou que o turismo religioso pode ser “um excelente motivo para motivar a procura” turística em Portugal, uma vez que é “uma imagem de marca nacional”, com grande representatividade ao longo do território.

Presente na mesma sessão, a secretária de Estado do Turismo de Espanha, Isabel Oliver, notou que a Península Ibérica é “uma potência turística”, sublinhando que Portugal “é muito importante para Espanha” pela proximidade, gastronomia e riqueza histórica e paisagística e, por isso, os dois governos estão a trabalhar “com muito rigor” para ultrapassar o impacto causado pela pandemia de covid-19.

Já o vice-ministro do turismo do Peru, Guillermo Cortes, destacou a importância da melhoria da ligação entre Portugal e aquele país, acrescentando que a pandemia, além de ter gerado um grande impacto, “pode ser também uma oportunidade para repensar algumas coisas”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 544 mil mortos e infetou mais de 11,85 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.631 pessoas das 44.859 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é destino seguro mas cumprimento de regras depende de todos, diz Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião