80% da produção da EDP no semestre foi energia renovável

  • Lusa
  • 10 Julho 2020

Mais de metade da energia produzida pela EDP no primeiro semestre é "limpa", tendo origem em fontes renováveis, revelou a elétrica. Capacidade instalada total é de 26,8 GW.

A capacidade instalada da EDP atingiu os 26,8 gigawatts (GW) no primeiro semestre, 74% dos quais a partir de fontes renováveis, segundo os dados operacionais previsionais da elétrica divulgados esta sexta-feira ao mercado.

“A capacidade instalada alcançou os 26,8 GW dos quais 74% a partir de fontes renováveis. Isto reflete os 847 MW [megawatts] de capacidade eólica instalada nos últimos 12 meses, em paralelo com a execução da nossa estratégia de redução de ativos que levou à desconsolidação de 1,3 GW de capacidade eólica”, lê-se na informação remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com os dados avançados pela empresa agora liderada por Miguel Stilwell de Andrade, no final de junho, a capacidade eólica e solar em fase construção totalizava dois GW, o dobro do valor registado em março.

Nos primeiros seis meses do ano, as energias renováveis representaram 80% da eletricidade produzida, com a produção hídrica “em linha com a média histórica e a produção eólica 9% abaixo dos volumes médios esperados”.

Conforme indicou a empresa, no segundo trimestre, as centrais a carvão mantiveram-se paradas, sem produção de eletricidade, à exceção da central de Aboño, em Espanha, “suportada pelo seu modelo de economia circular com queima de gases siderúrgicos”.

Entre janeiro e junho, a eletricidade distribuída cedeu 5% em Portugal e 10% em Espanha, impactada pela quebra de consumo “de um grande cliente industrial no primeiro trimestre”, enquanto no Brasil perdeu 8%, mas o impacto desta perda nos resultados deve ser mitigado pela conta Covid.

Já a eletricidade vendida contraiu 5% em Portugal e 11% em Espanha, no período em causa, o que reflete o maior peso dos clientes empresariais em Espanha e residenciais em Portugal, apontou a elétrica. Na bolsa, as ações da EDP subiram 1,14%, para 4,54 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

80% da produção da EDP no semestre foi energia renovável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião