Hoje nas notícias: Isabel dos Santos, Salgado e grupo Mello

  • ECO
  • 13 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Isabel dos Santos exigiu que o pagamento do seu salário de 44 mil euros na Unitel fosse pago em dinheiro vivo. A marcar o dia está ainda a notícia de que a justiça suíça enviou no início deste ano dados sobre a investigação ao BES, enquanto o Grupo Mello conseguiu reduzir o seu passivo em quase três mil milhões de euros nos últimos sete anos. E o Estado está a pagar testes à Covid-19 dos passageiros que chegam do Brasil, EUA e Palop.

Isabel dos Santos quis receber salários da Unitel em dinheiro vivo

A filha do ex-Presidente de Angola, que detém 25% da operadora de telecomunicações Unitel, da qual é administradora, exigiu aos recursos humanos da empresa que o pagamento do seu salário de cerca de 44 mil euros mensais fosse feito em dinheiro vivo e não através de transferência bancária. A empresária angolana, que tem contas bancárias e bens arrestados em Angola e Portugal, viu o seu pedido ser rejeitado pelo conselho de administração e ameaçou abrir um processo judicial contra os administradores da Unitel, segundo o Público. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Justiça suíça envia dados sobre processo do BES

Após meses de resistência, a justiça suíça enviou no início deste ano dados sobre a investigação do BES que deverá permitir que a acusação chegue ao fim, a qual deverá ser deduzida esta semana, de acordo com o Correio da Manhã. Ricardo Salgado, entre outros arguidos, já foram confrontados com as novas informações que reconfiguraram muitos crimes para os arguidos e levaram à extração de certidões para a continuação da investigação em processos autónomos. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso condicionado).

Idade média da reforma no privado sobe para 64 anos

No ano passado, em média, os trabalhadores do setor privado reformaram-se aos 64 anos e três meses, o que corresponde ao valor mais elevado das últimas duas décadas, de acordo com dados da Pordata citados pelo Jornal de Notícias. Como a idade legal da reforma está atualmente nos 66 anos e cinco meses, os dados indicam que os trabalhadores estão a reformar-se cerca de dois anos e dois meses antes do fixado na lei. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Estado está a pagar testes à Covid-19 dos passageiros do Brasil, EUA e Palop

Um despacho do Governo determina que a ANA Aeroportos fica responsável por realizar testes de despiste à Covid-19 a quem chega a Portugal proveniente de países de risco e não traz testes negativos. No entanto, o INEM está a recolher colheitas de passageiros provenientes do Brasil, EUA e de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). Entidade nada cobra pela realização dos testes e diz que está a seguir as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível).

Endividamento do grupo Mello baixou três mil milhões em sete anos

Em 2012, o grupo José de Mello tinha uma dívida que atingia os 6,7 mil milhões de euros, já no ano passado o endividamento era de 4 mil milhões de euros. Assim, nos últimos sete anos o grupo liderado por Vasco de Mello reduziu o seu passivo em quase três mil milhões de euros. É provável que este ano o passivo volte a encolher, já que o grupo Mello vendeu 40,6% do capital da Brisa por 1,2 mil milhões de euros. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Isabel dos Santos, Salgado e grupo Mello

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião