BCP sobe mais de 3% e impulsiona Lisboa. EDP trava ganhos

A bolsa nacional acompanhou a tendência positiva sentida na Europa, apesar de registar valorizações menos expressivas. A EDP travou os ganhos, no dia em que se soube que irá ser constituída arguida.

A bolsa de Lisboa registou ganhos ligeiros na primeira sessão da semana, num dia em que as principais praças europeias valorizaram mais de 1%. Enquanto o BCP impulsionou o índice nacional, ao subir mais de 3%, a energia travou ganhos mais expressivos, depois de desenvolvimentos no caso das rendas excessivas.

O índice de referência nacional, o PSI-20, subiu 0,18% para os 4.472,830 pontos. Das 18 cotadas, onze fecharam em “terreno” verde, três ficaram inalteradas e quatro registaram perdas. Pela Europa, o dia foi de ganhos, com o índice pan-europeu Stoxx 600 a registar uma valorização de 1,06%. O francês CAC 40 avançou 1,81%, o espanhol IBEX 35 somou 1,26% e o alemão DAX subiu 1,38%.

Nos ganhos, destaque para o BCP, que avançou 3,14% para os 0,1984 euros. Nota também para as retalhistas Sonae e Jerónimo Martins, que somaram, respetivamente, 1,48% e 1,25% nesta sessão. Em “terreno” verde encontra-se ainda o setor da pasta e do papel, com a Navigator a valorizar 0,92% para os 2,19 euros.

BCP acelera 3% em bolsa

Já o setor energético sobressai nas perdas. Os títulos da EDP recuaram 2,47% para os 4,42 euros, depois de ser conhecido que a elétrica também irá ser constituída arguida no caso das rendas excessivas. Assim, o processo passará a contar com sete arguidos, incluindo António Mexia e Manso Neto. A EDP Renováveis caiu também, 0,29% para os 13,70 euros, enquanto a REN perdeu 0,20% para os 2,50 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP sobe mais de 3% e impulsiona Lisboa. EDP trava ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião