5 coisas que vão marcar o dia

Continuam as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2021, ao mesmo tempo que o Banco Central Europeu reúne o conselho de governadores em véspera de Conselho Europeu.

Continuam as reuniões do Governo com os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021. E por falar em reunião, há também encontro do conselho de governadores do Banco Central Europeu, em vésperas do Conselho Europeu sobre o plano de recuperação da União Europeia. Conheça estes e outros temas que prometem marcar o dia.

Prosseguem reuniões do Governo sobre o OE2021

O Governo vai continuar esta quinta-feira a ronda negocial com partidos sobre eventuais medidas a incluir no Orçamento do Estado para 2021. O Executivo reunirá com o PAN, depois de ter reunido com partidos da esquerda na quarta-feira. Porém, antes deste, o Governo ainda poderá ter em mãos outro Orçamento para apresentar: o ministro das Finanças, João Leão, admite que seja necessário apresentar um novo Orçamento Suplementar no final do ano, devido ao impacto causado pela pandemia de Covid-19.

BCE reúne em véspera do Conselho Europeu

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúne esta quinta-feira, estando já marcada para as 13h30 de Lisboa uma conferência de imprensa pela presidente, Christine Lagarde. Os analistas não esperam alterações significativas na política monetária do banco central, mas o encontro acontece em véspera do arranque do Conselho Europeu. Lagarde deverá aproveitar a ocasião para instar os líderes europeus a chegarem a um acordo em torno do fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros.

Grandes bancos e farmacêuticas apresentam resultados

A temporada de prestação de contas pelas empresas continua a todo o gás. Esta quinta-feira, é a vez de alguns bancos e farmacêuticas mostrarem aos investidores os resultados obtidos no segundo trimestre, já incorporando o impacto total da pandemia. Entre elas estará o Bank of America e o Morgan Stanley, assim como a Johnson & Johnson e a Abbott Laboratories. Em destaque estará também a companhia aérea easyJet, assim como a Netflix.

BdP divulga relatório com número de queixas à banca

O Banco de Portugal (BdP) divulga hoje o relatório de acompanhamento dos mercados bancários de retalho relativo ao ano de 2019. Este documento conterá informação relevante sobre a evolução do mercado de depósitos a prazo simples, bem como de depósitos estruturados, crédito à habitação e hipotecário e crédito aos consumidores. O documento permitirá, por exemplo, conhecer o prazo médio dos depósitos e a taxa média de remuneração, numa altura em que é certo que as taxas de juro oferecidas pela banca são mínimas, devido ao contexto internacional de juros negativos

CFP pronuncia-se sobre execução orçamental

O Conselho de Finanças Públicas vai hoje emitir um relatório sobre a execução orçamental até março de 2020, um período já impactado pela pandemia, ainda que apenas de forma limitada na reta final do trimestre. De acordo com a última síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento, Portugal registou um excedente de 81 milhões de euros até março, um valor que compara com os 884 milhões registados no período homólogo. Por outras palavras, as contas públicas caminham em direção a um défice — que até já foi revisto em alta para 7% — mas o maior impacto da Covid-19 só deverá começar a ser sentido nos dados do segundo trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião