Saiba quantas ações da EDP pode comprar e quanto vai gastar

Um aumento de capital envolve muitos processos com os quais muitos acionistas não estão familiarizados. Saiba quantos direitos vai receber pelas suas ações e quantas novas ações pode comprar.

A EDP já tem muitas ações em bolsa, mas prepara-se para ter ainda mais. Para financiar a compra da Viesgo, a elétrica avançou com a emissão de cerca de 300 milhões de novos títulos a serem subscritos pelos investidores. Os atuais acionistas receberão direitos que permitirão subscrever estes novos títulos, mas nem sempre é fácil perceber quantos poderá adquirir.

Um aumento de capital envolve muitos termos, mas também processos, com os quais nem todos os acionistas estão familiarizados, especialmente os da EDP, que nunca passaram por um. Por isso, torna-se relevante explicar o que está a acontecer.

Em primeiro lugar, os acionistas da EDP receberão direitos para a subscrição das novas ações. Por cada ação detida, recebem um direito. Nesse momento, o valor das ações será ajustado ao dos direitos. Ou seja, a cotação da EDP será deduzida do valor dos direitos, que, por sua vez, apresentarão o valor correspondente ao do ajuste.

Nesse momento, os investidores podem decidir o que fazer com os direitos: ora vendê-los em bolsa — caso não pretendam participar na operação –, encaixando o valor a que cada um desses direitos estiver no mercado, ora exercer os direitos para comprarem novas ações.

Uma ação dá um direito, mas um direito não dará uma ação, tendo em conta que só serão emitidas 300 milhões de novas ações numa empresa representada, até agora, por 3,6 mil milhões de títulos. Cada direito só permitirá comprar 0,085035375 novas ações, ou seja, serão necessários mais direitos para ter uma nova ação. Serão precisas, pelo menos, 12 ações para comprar uma nova.

Supondo que tem 100 ações da EDP, poderia, em teoria, comprar 8,5 ações da empresa no aumento de capital. Contudo, não existem meias ações, pelo que considerando as regras definidas na operação (que preveem o arredondamento por defeito), o investidor só poderá exercer os direitos para comprar 8 títulos.

Quem tiver 1.000 títulos, consegue comprar 85 novas ações da EDP, enquanto um investidor que tenha em carteira 5.000 ações da elétrica nacional irá poder exercer os direitos de forma a subscrever 425 títulos.

Em qualquer dos casos, é preciso investir algum dinheiro para poder ter as novas ações em carteira. A EDP definiu que o valor de subscrição de cada ação é de 3,30 euros. Assim, enquanto quem tem 100 títulos gastará 26,40 euros pelas 8 ações, quem tem uma carteira mais recheada de ações, como os que detêm 5.000 títulos, terá de aplicar 1.402,50 euros no aumento de capital.

Valor do investimento por conjunto de ações

Fonte: Cálculos ECO

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba quantas ações da EDP pode comprar e quanto vai gastar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião