Antigo CEO da Wirecard detido novamente

Além de Markus Braun, a justiça alemã deteve também Burkhard Ley, CFO da Wirecard, bem como Burkhard Ley, responsável pela contabilidade da empresa. 

O antigo CEO da Wirecard, Markus Braun, foi novamente detido em Munique, na sequência do escândalo que expôs o desaparecimento de dois mil milhões de euros das contas da empresa, avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Além de Markus Braun, a justiça alemã deteve também dois antigos executivos da Wirecard: Burkhard Ley, CFO da Wirecard, bem como Burkhard Ley, responsável pela contabilidade da empresa.

Nesse sentido, um juiz de Munique revogou a fiança paga por Markus Braun, no valor de 5 milhões de euros, depois de ter sido realizada uma investigação mais pormenorizada contra o antigo CEO e outros antigos executivos da Wirecard.

O Ministério público alemão suspeita que a fraude tenha começado em 2015, quando o antigo presidente executivo e outros trabalhadores da fintech alemã concordaram em inflacionar os ativos da Wirecard para atrair investidores.

Em causa está um buraco na empresa de pagamentos encontrado pela auditora, que se recusou a assinar as contas. O montante representava cerca de um quarto do balanço da Wirecard e a informação disponível indicava que os fundos estariam no sistema financeiro das Filipinas, para facilitar a concretização de operações com outras empresas. Face a este escândalo a Wirecard pediu insolvência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo CEO da Wirecard detido novamente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião