Portuguesa Ecofoot entre as primeiras 64 empresas financiadas pelo Green Deal

A empresa portuguesa está entre as 64 empresas em fase de arranque e PME (de 17 Estados-Membros da UE) eleitas para receber mais de 307 milhões de euros.

O primeiro financiamento atribuído pelo Conselho Europeu de Inovação (CEI) no âmbito do Pacto Ecológico Europeu foi dado à Ecofoot, de Guimarães, que desenvolveu a H2COLOR-AUX, um composto revolucionário que impede a hidrólise no processo de tingimento de têxteis, reduzindo assim consideravelmente o número de lavagens e os custos da água e da energia, os poluentes e o tempo de produção das tintas.

A empresa portuguesa está entre as 64 empresas em fase de arranque e PME (de 17 Estados-Membros da UE) eleitas para receber mais de 307 milhões de euros com vista a contribuir para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Recuperação para a Europa. Além da Ecofoot, as propostas vencedoras incluem desde soluções inovadoras para os setores automóvel, aeroespacial e marítimo aos materiais avançados ou às tecnologias da Internet das coisas.

O financiamento agora atribuído permitirá à Ecofoot avançar para a segunda fase do projeto de inovação, que irá aproximar a solução H2COLOR-AUX do seu lançamento comercial. Bem como executar a estratégia de propriedade intelectual e de comunicação da marca. Para já, a empresa produzirá 24 toneladas deste composto para validação interna e validação da sua eficácia com três tinturarias: duas em Portugal e uma em Itália. O projeto permitirá igualmente atividades comerciais cruciais, incluindo a

“O Conselho Europeu de Inovação apoia empresários visionários que criam soluções transformadoras para enfrentar desafios societais e ambientais prementes, apoiando o Pacto Ecológico e o plano de recuperação para a Europa. Estas empresas em fase de arranque e PME vão expandir, criar emprego e crescimento e dar à Europa a liderança mundial nas tecnologias e soluções ecológicas. Tenho também grande orgulho no aumento da inclusão com o número recorde de mulheres inovadoras e na grande distribuição geográfica por toda a Europa”, disse Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, citada no mesmo comunicado.

A responsável sublinhou ainda a elevada procura do “financiamento misto” do CEI, que combina subvenções com investimento em capitais próprios (38 empresas, representando 182,6 milhões de euros em investimentos em capital próprio). Os investimentos em capital próprio são feitos através do fundo do CEI recentemente criado que gere participações no capital próprio em nome da Comissão Europeia. Todas as empresas selecionadas beneficiam igualmente de oportunidades exclusivas de serviços de aceleração comercial para apoiar crescimento e expansão rápidos.

Além disso, o CEI atribuiu 562 Selos de Excelência Pacto Ecológico a empresas em fase de arranque e PME para as ajudar a aceder a financiamentos provenientes de outras fontes.

O Conselho Europeu de Inovação está atualmente numa fase-piloto de 3,3 mil milhões de euros, deverá estar em velocidade de cruzeiro em 2021, no âmbito do novo programa Horizonte Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Ecofoot entre as primeiras 64 empresas financiadas pelo Green Deal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião