Siemens vai ter trabalho remoto até três dias por semana

O "novo normal" na gigante da indústria vai incluir dois a três dias por semana em teletrabalho. A medida tem efeito imediato para 140.000 trabalhadores, em 43 países, incluindo Portugal.

A gigante industrial Siemens, sediada na Alemanha, anunciou que o “novo normal” vai incluir dois a três dias em teletrabalho, avança a Forbes (acesso livre, conteúdo em inglês). De acordo com a empresa, esta decisão terá efeitos imediatos para mais de 140.000 trabalhadores, em 43 países, incluindo Portugal.

A Siemens refere, em comunicado, que esta decisão foi motivada pelos resultados de questionários internos, que revelaram que os trabalhadores querem mais flexibilidade e autonomia. Com esta decisão, a empresa quer reforçar a cultura corporativa e fazer mudanças no estilo de liderança interno.

“O objetivo é permitir aos trabalhadores, em todo o mundo, trabalhar à distância, uma média de dois a três dias por semana, sempre que seja possível e razoável. A crise do coronavírus e as medidas de distância social demonstraram que o trabalho independente de um local fixo é possível, e oferece mais vantagens do que inicialmente se pensava“, lê-se no comunicado de imprensa publicado na página oficial da Siemens.

“Portugal será um dos países abrangidos pela medida anunciada pela Siemens AG que define que os colaboradores da empresa podem trabalhar em regime de teletrabalho, em média, durante dois ou três dias por semana. A implementação desta medida será feita de acordo com o quadro legal do país e irá ao encontro daquelas que são as preferências individuais de cada colaborador“, confirmou fonte oficial da Siemens Portugal, num comunicado enviado ao ECO/Pessoas.

Numa publicação na rede social Twitter, o CEO Roland Busch, escreveu que “a Covid-19 dá-nos a oportunidade de transformar o nosso mundo e reimaginar o trabalho. Para incentivar os trabalhadores da Siemens a dar o seu melhor, o nosso ‘novo normal’ vai oferecer 2-3 dias de teletrabalho”.

Com esta decisão, a Siemens passa a integrar o grupo das grandes empresas do mundo a autorizar o teletrabalho no pós-pandemia, mas não é a única. Em maio, a rede social Twitter autorizou os seus trabalhadores a trabalhar partir de casa “para sempre”. O Facebook já avisou que vai estender o teletrabalho até julho deste ano, mas quem quiser pode continuar em teletrabalho até 2021 e a Google anunciou esta semana que vai estender o trabalho remoto, no mínimo, até julho de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siemens vai ter trabalho remoto até três dias por semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião