PIB da Alemanha dá maior trambolhão de sempre. Cai 10,1%
Queda do PIB da maior economia da Europa foi mais do dobro da maior registada durante a crise financeira e económica de 2008 e 2009.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 10,1% no segundo trimestre do ano, a queda mais acentuada desde o início dos registos. Este é o reflexo dos efeitos da pandemia naquela que é a maior economia europeia.
De acordo com o instituto federal de estatística alemão (Destatis), a queda registada no PIB do país comandado por Ângela Merkel foi mais do dobro da maior registada durante a crise financeira e económica de 2008 e 2009.
Esta forte quebra da economia no segundo trimestre sucede a um primeiro trimestre em que a economia germânica tinha já contraído. No arranque do ano, o PIB tinha encolhido 2,2%, tendo em conta que o vírus chegou à Europa já no mês de março.
Apesar das medidas adotadas, no valor de várias centenas de milhares de milhões de euros, a maior economia da Europa ressentiu-se da crise pandémica, sendo expectável que as economias de outros países europeus registem quedas semelhantes.
Os dados preliminares serão revelados esta sexta-feira pelo Eurostat, sendo provável que vários países, nomeadamente França e Itália, apresentem quebras de dois dígitos no PIB do segundo trimestre do ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB da Alemanha dá maior trambolhão de sempre. Cai 10,1%
{{ noCommentsLabel }}