Banca é o setor que mais aposta na inovação para ultrapassar a crise, revela estudo

As empresas consideram que a agilidade e a inovação tecnológicas são a solução para liderar no futuro e o setor da banca destaca-se: 88% das empresas neste setor vão lançar apps novas ainda este ano.

A pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital e as empresas estão a apostar na agilidade e na transformação tecnológica para ultrapassar a crise económica causada pela Covid-19.

A nível global, as empresas consideram que a agilidade e a capacidade de inovação serão os fatores-chave para a liderança em tempos de incerteza. Mais de seis em cada dez empresas têm apps em desenvolvimento e, para isso, têm apostado na contratação de mais programadores. Para a maioria, a cloud e o low-code serão as tecnologias do futuro, revela o relatório The Speed of Change, realizado pela OutSystems entre fevereiro e março deste ano para avaliar o estado do desenvolvimento tecnológico de 2.200 empresas em todo o mundo.

Inovação e tecnologia para garantir sobrevivência

No sul da Europa (França, Itália, Espanha e Portugal), o relatório demonstra que 35% das empresas inquiridas temem uma recessão económica, sendo que 23% indica que as melhorias na agilidade e na aceleração da inovação são a melhor forma de se diferenciarem no mercado e sobreviverem.

Esta crença tem tido reflexo na contratação de mais profissionais de áreas tecnológicas, apesar de ser uma área onde é difícil atrair talento: 40% das empresas aumentaram as suas equipas de programadores para o desenvolvimento de aplicações no último ano, mas apenas 15% diz ser fácil recrutar este tipo de profissionais.

“Os resultados foram particularmente curiosos uma vez que as empresas responderam numa altura em que se encontravam perante enormes desafios como o do confinamento, do trabalho remoto, da luta pela manutenção do negócio, da disrupção na tesouraria e ainda de uma queda global do mercado superior a 25%. Mais uma vez, a tecnologia é vista como a boia de salvação, não apenas porque permitiu que as empresas navegassem nesta tempestade, como lhes vai permitir agilizar todos os seus processos e inovar para se adaptarem ao novo normal”, sublinha Mike Hughes, diretor de product marketing da OutSystems, citado em comunicado.

Banca é o setor que mais inova

O relatório destaca que a confiança das empresas foi a principal afetada, levantando sérias dúvidas sobre o “novo normal”. No entanto, os principais eixos de sobrevivência passam por melhorias na agilidade das empresas, assim como pela inovação como fator de diferenciação.

Impulsionadas por estes dois eixos, 65% das empresas têm 10 ou mais aplicações em desenvolvimento e planeadas para 2020, e 29% têm mais de 25 apps planeadas também para este ano. Mas é na banca que se verifica um maior esforço de inovação, com 88% das empresas a terem mais do que 10 apps planeadas para entrega em 2020.

Cerca de 61% das empresas inquiridas indicam a tecnologia cloud e 44% a tecnologia low-code, como aquelas que lhes permitirá liderar no processo de mudança. O relatório revela ainda que as empresas consideram que a “velocidade” será o grande foco no futuro, para se dedicarem às necessidades dos clientes e ao desenvolvimento rápido para a inovação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca é o setor que mais aposta na inovação para ultrapassar a crise, revela estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião