Acidente com comboio da CP em Soure faz dois mortos e sete feridos graves

Um comboio Alfa Pendular que transportava passageiros colidiu com uma máquina ferroviária em Soure. Há, pelo menos, duas vítimas mortais.

Um comboio Alfa Pendular com passageiros envolveu-se num acidente em Soure e a circulação nas duas vias ferroviárias está interrompida, confirmou ao ECO fonte oficial da CP. Em causa está a colisão entre o comboio e uma máquina ferroviária de manutenção que se encontrava em plena ferrovia.

Fonte do Comando Nacional de Operações de Socorro confirmou ao ECO a existência de 30 feridos ligeiros. Carlos Tavares, comandante distrital da Proteção Civil, confirmou à Lusa a existência de dois mortos e sete feridos graves resultantes deste acidente. Os feridos foram retirados da composição e transportados para o Hospital de Coimbra.

As duas vítimas mortais no descarrilamento eram os operadores da máquina da Refer contra a qual o comboio Alfa Pendular colidiu, afirmou o comandante.

A página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil lista um “abalroamento ferroviário” em Soure, por volta das 15h30. Pelas 16h25, estavam no terreno 144 operacionais, auxiliados por 55 viaturas.

O comboio seguia no sentido Sul-Norte, com destino a Braga, e descarrilou após o embate com a máquina de manutenção. Concretamente, o acidente deu-se na zona de Casalinhos.

Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu ao que considerou ser um “grave acidente ferroviário em Soure”. “O Presidente da República lamenta o grave acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte, de cujos detalhes foi informado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos”, lê-se numa mensagem publicada no site da Presidência. O chefe de Estado apresentou as “sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais e desejando rápidas melhoras aos numerosos feridos, aguardando os resultados das investigações técnicas e judiciais”.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) vai investigar o descarrilamento do Alfa Pendular, confirmou a Lusa. Fonte do GPIAAF disse que a equipa de investigação rumou ao local para dar início às investigações e apurar as circunstâncias em que se deu o acidente.

No site da CP foi publicado um aviso que aponta para “fortes perturbações na circulação na Linha do Norte, em todos os serviços”. “Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos”, informa a companhia.

A circulação ferroviária entre as estações de Alfarelos e Pombal, na Linha do Norte, está suspensa desde as 15h30, sem perspetivas de reabertura, devido ao descarrilamento do Alfa Pendular.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acidente com comboio da CP em Soure faz dois mortos e sete feridos graves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião