Tensões entre Washington e Pequim pressionam Wall Street

Os mercados norte-americanos abriram a segunda sessão da semana com perdas, ainda que ligeiras, face às tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China por causa do TikTok.

A crescente tensão entre as duas maiores potências económicas do mundo, os Estados Unidos e a China, em torno da eventual compra da operação norte-americana da rede social chinesa TikTok pela Microsoft está a pressionar Wall Street, esta terça-feira. Depois de ter disparado mais de 5%, a gigante fundada por Bill Gates está agora a negociar em “terreno negativo”.

O índice de referência, o S&P 500, abriu a desvalorizar 0,17% para 3.289,10 pontos. Também o tecnológico Nasdaq recua 0,04% para 10.898,17 pontos e o industrial Dow Jones desce 0,09% para 26.641,46 pontos.

Na terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a rede social TikTok terá de encerrar as suas operações a 15 de setembro, a não ser que a chinesa ByteDance venda a plataforma. Em reação, o jornal do regime chinês China Daily afirmou que o país não aceitará o “roubo” da empresa em questão. Na sessão desta terça-feira, os títulos da Microsoft — gigante que está em negociações para adquirir a filial norte-americana do TikTok — estão, por isso, a desvalorizar: caem 1,6% para 213,08 dólares.

Nesta sessão, destaque ainda para os títulos do Insurer American International Group Inc, que descem 7,19% para 29,83 dólares, depois de a empresa ter apresentado uma quebra de 56% dos seus lucros, no últimos trimestre. Em “terreno negativo” estão também as ações da Spirit AeroSystems, que caem 6,88% para 18,15 dólares, depois de a empresa ter anunciado perdas ainda maiores do que as esperadas.

A seguir essa tendência negativa estão ainda os títulos da Ralph Lauren, que desvalorizam 6,77% para 65,00 dólares. A marca de moda não concretizou as expectativas relativas às receitas do último trimestre.

Além dos resultados empresariais, os investidores têm, de resto, os olhos postos nos sinais de progresso na negociação do quinto pacote de apoios públicos, que está a acontecer atualmente no Congresso norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensões entre Washington e Pequim pressionam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião