Fundo de 15 milhões ajuda empresas a investir em renováveis. Já tem 10 projetos agendados

A tecnológica portuense Ecoinside disponibilizou um fundo de capital próprio no valor de 15 milhões de euros para apoiar as empresas portuguesas na transição energética. Já tem 10 projetos agendados.

A Ecoinside, tecnológica especializada em soluções de energias renováveis, lançou um fundo de investimento no valor de 15 milhões de euros destinado a apoiar as empresas portuguesas na transição energética e na redução de consumo de energia elétrica. Já tem 10 projetos agendados.

O fundo agora inaugurado pela empresa portuense vai permitir que as empresas alberguem centrais fotovoltaicas que produzem eletricidade a partir de energia solar, nas suas instalações, para aí ser consumida.

Assim, a primeira empresa a beneficiar deste projeto é a Telbac, empresa de congelados, sediada em Amarante. Através da instalação de “mais de 1.100 metros quadrados de painéis fotovoltaicos”, a Telbac vai beneficiar de uma poupança gerada pela central que “se vai traduzir em cerca de três mil euros mensais”, explica a Ecoinside, em comunicado.

Contas feitas, a central fotovoltaica será responsável pela “produção de quase 32% das necessidades energéticas” da empresa de congelados, evitando que “mais de 51 toneladas de CO2 [dióxido de carbono] sejam lançadas, todos os anos, para a atmosfera”, o que equivale à plantação de “cerca de 780 árvores”, reforça a nota de imprensa.

“Este é o primeiro de muitos projetos que pretendemos desenvolver na área da produção energética sustentável, recorrendo ao fundo que criámos para todas as Pequenas e Médias Empresas (PME) que se pretendam juntar a nós na construção de um futuro mais verde e economicamente mais viável”, afirma António Cunha Pereira, CEO da Ecoinside.

Para o futuro, a tecnológica portuense tem já 10 projetos agendados que vão usufruir deste investimento, por forma a ajudar as empresas portuguesas a atingir as metas do Portugal 2030. Até à próxima década, Portugal deverá contar com 80% da sua energia a ser fornecida a partir de fontes renováveis e com uma redução de 50% das emissões de carbono.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo de 15 milhões ajuda empresas a investir em renováveis. Já tem 10 projetos agendados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião