Petróleo supera os 45 dólares após forte queda dos stocks nos EUA

As cotações do petróleo valorizam mais de 2% nos dois lados do Atlântico, sendo que o barril de brent transaciona acima dos 45 dólares pela primeira vez desde 6 de março.

O petróleo está em alta nos mercados internacionais. A cotação do “ouro negro” avança mais de 2% nos dois lados do Atlântico, com o brent londrino a superar fasquia dos 45 dólares pela primeira vez desde março. A forte queda dos stocks da matéria-prima nos EUA ajudam a explicar o avanço dos preços.

O brent — matéria-prima que serve de referência para as importações nacionais — valoriza 2,09%, para os 45,36 dólares em Londres. Trata-se da cotação mais elevada dos últimos cinco meses, mais em concreto desde 6 de março. Também em máximos desse dia estão as cotações do crude que negoceiam em Nova Iorque nos 42,68 dólares, 2,35% acima do fecho da última sessão.

O avanço das cotações do petróleo acontece após dados que apontam para uma grande queda nos stocks da matéria-prima nos EUA, que compensam assim os receios dos investidores face à progressão dos contágios pelo novo coronavírus e ao impacto que tal pode ter sobre a procura de combustível.

Brent acelera acima dos 45 dólares

Os inventários de petróleo nos EUA caíram 8,6 milhões de barris na semana terminada a 1 de agosto, para os 520 milhões de barris. A expectativa dos analistas ia no sentido de uma redução de três milhões de barris.

“O sentimento bullish no início do dia de hoje é justificado perante as notícias dos stocks nos EUA, mas acreditamos que os ’touros’ talvez precisem de se refugiar no ‘rancho’ nos próximos dias, já que a Covid-19 assume novamente o centro do palco”, alertou contudo Bjornar Tonhaugen, diretor de mercados de petróleo da Rystad Energy, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo supera os 45 dólares após forte queda dos stocks nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião