Portugueses estão a reclamar mais das comunicações
A Anacom está a receber cada vez mais reclamações referentes a serviços de comunicações, incluindo assuntos relacionados com as telecomunicações. Número de queixas em julho atingiu máximo de 12 meses.
O número de reclamações sobre serviços de comunicações subiu 36% em julho, face a igual mês de 2019, para 13,4 mil, “o valor mais alto dos últimos 12 meses”, divulgou a Anacom. Em comunicado, o regulador refere que “as reclamações continuam a subir desde a declaração do estado de emergência” devido à pandemia de Covid-19.
“O meio mais utilizado para reclamar continua a ser o livro de reclamações eletrónico, que registou cerca de 8,2 mil reclamações em julho de 2020 face a 4,5 mil reclamações em julho de 2019 (+85%), o que se terá devido, em larga medida, ao efeito das medidas de reação à pandemia Covid-19 e à maior utilização de serviços de comunicações neste período de crise”, adianta.
Já os livros de reclamações físicos registaram “cerca de 3,5 mil reclamações em julho de 2020, menos 22% do que em julho de 2019, refletindo ainda o impacto das medidas adotadas em resposta à pandemia”, adianta a Anacom, referindo, no entanto, que “a sua utilização tem vindo a recuperar desde o fim do estado de emergência”.
O serviço de atendimento do regulador registou “um aumento significativo do número de reclamações”, tendo estas passado de 994 em 2019 para 1,7 mil no mês passado, o que corresponde a uma subida de 72%.
A Anacom refere que as reclamações na plataforma online sobre os serviços de comunicações eletrónicas subiram 94% em julho, em termos homólogos, para 5,3 mil. “Em julho, as reclamações sobre comunicações eletrónicas representaram 65% do total de reclamações registadas” no livro de reclamações eletrónicas.
“Todos os principais operadores viram aumentar muito significativamente as suas reclamações”, sendo a Meo (Altice Portugal) “o operador mais reclamado, representando 36% das reclamações no setor”, no mês passado.
Os assuntos mais reclamados foram a gestão de contratos pelos utilizadores, o cancelamento de serviços e as avarias. Em julho de 2020 as avarias e a ligação inicial de serviços fixos foram os assuntos em que as reclamações mais aumentaram, adianta o regulador.
Reclamações nos serviços postais sobem 70% em julho para 2,9 mil
As reclamações sobre serviços postais subiram 70% em julho no livro eletrónico, face a igual mês de 2019, para 2,9 mil, divulgou também a Anacom. Em julho, “as reclamações sobre os serviços postais representaram 35% do total de reclamações registadas” no livro de reclamações eletrónicas, adianta.
“Todos os principais operadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações”, salienta a entidade reguladora do setor.
“Os CTT foram o operador mais reclamado, tendo motivado 77% das reclamações no setor”, aponta a Ancom, enquanto que a “DPD foi o operador em que mais aumentaram o número de reclamações neste período face ao verificado em igual período de 2019”. De acordo com a Anacom, os assuntos mais reclamados pelos utilizadores foram o atraso na entrega, o extravio e a entrega na morada errada.
No total, as reclamações sobre serviços de comunicações (eletrónicas e postais) subiram 36% em julho, em termos homólogos, para 13,4 mil, “tendo registado o valor mais alto dos últimos 12 meses”.
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