Apoio à retoma atrai 1.268 empresas em 15 dias. Lay-off simplificado tinha atraído quase o triplo

  • ECO
  • 15 Agosto 2020

O regime de apoio à retoma, conhecido como "sucedâneo" do lay-off simplificado, atraiu 1.268 empresas nos primeiros 15 dias. Em período idêntico, o lay-off simplificado tinha atraído quase o triplo.

O mecanismo de apoio à retoma progressiva teve 1.268 adesões nos primeiros 15 dias de vigência. A medida foi desenhada como sucessora do regime de lay-off simplificado, mas está a suscitar menos interesse no tecido empresarial português. Por exemplo, o lay-off simplificado atraiu 3.361 empresas nas primeiras duas semanas, quase o triplo, recorda este sábado o Público (acesso condicionado).

Citando dados do Ministério do Trabalho, o jornal indica também que o número de empresas que aderiram à retoma progressiva na primeira quinzena representam um universo de 11 mil trabalhadores, aproximadamente. É também uma redução significativa dos trabalhadores abrangidos pela redução horária de trabalho prevista no mecanismo, comparativamente ao apoio anterior.

Contas feitas, na sexta-feira, o número de empresas que tinham aderido ao apoio à retoma progressiva era de apenas 1,1% do total de 115 mil empresas que chegaram a aderir ao lay-off simplificado. Este último apoio entrou em vigor numa fase de maior paralisação da economia, pouco depois da declaração do estado de emergência e praticamente em cima do pico do surto no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio à retoma atrai 1.268 empresas em 15 dias. Lay-off simplificado tinha atraído quase o triplo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião