Hoje nas notícias: Sondagem, subsídios e cirurgias
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A pandemia agravou os tempos de espera das cirurgias e a Segurança Social deixou milhares de trabalhadores sem subsídio social de desemprego. O dia fica ainda marcado pela nota de que o Estado insiste em penhorar os administradores de insolvência, enquanto a direita apanhou PS nas sondagens.
Mais de 40% dos doentes à espera de cirurgias fora do prazo recomendável
Dos 242 mil doentes em listas de espera para cirurgias, dois em cada cinco já tinham visto ultrapassado, em maio, o tempo de espera recomendado para a sua situação. E de acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde, 45 mil aguardavam havia mais de um ao pela operação. A pandemia de coronavírus veio contrariar a tendência de recuperação das listas de espera de cirurgia registada em 2019 e que se mantinha até fevereiro. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Só 15 pessoas viram subsídio social de desemprego renovado em julho
A Segurança Social deixou milhares de beneficiários sem subsídio social de desemprego. De acordo com uma denúncia do PCP, apenas 15 pessoas tiveram acesso à renovação automática desta prestação, em julho. Isto porque a Segurança Social só estava a garantir o prolongamento aos subsídios que caducavam em julho ou em data posterior. Foram deixados de fora, por isso, os beneficiários do apoio renovados nos meses de março, abril e maio. No final de julho, a Segurança Social veio esclarecer, contudo que, afinal serão alvo da prorrogação as prestações “cujos períodos de concessão ou renovação já tinham sido prorrogados até 30 de junho de 2020”. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).
Direita apanha PS nas sondagens à boleia do Chega
Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS voltaria a sagrar-se vencedor, com 39,6% das intenções de voto no último barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios. Contudo, foi apanhado pela direita que, em bloco, consegue superar o partido de Costa nesta sondagem. Juntos, PSD, Chega, CDS-PP e Iniciativa Liberal chegam aos 39,9%, muito à custa da subida apresentada pelo partido de André Ventura. À esquerda, o BE caiu quase dois pontos para 8,5% das intenções de voto e o PCP está com 6,1%. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Aeroporto de Lisboa retoma 50% dos voos
Depois de meses em que a maioria dos aviões estiveram em terra, por causa da pandemia, começam a ver-se sinais de retoma. O aeroporto de Lisboa atingiu já este mês de agosto 50% dos movimentos de aeronaves registados no mesmo período do ano passado, diz a ANA. E “o regresso gradual do tráfego continuará com a retoma da operação de várias companhias aéreas”, afirma a gestora da infraestrutura. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Estado penhora administradores de insolvência
A Autoridade Tributária e a Segurança Social insiste em fazer reversões de dívidas contra os gestores judiciais que nunca exerceram funções de gestão ou administração nas empresas insolventes. É o caso de Paulo Matificado que foi notificado para liquidar as contribuições e quotizações em falta da responsabilidade da empresa Normed – Medicação Técnica de Seguros Industriais, declarada insolvente em 2016. “Sendo auxiliares da Justiça, é complicado termos ainda de os defender do próprio Estado”, salienta o presidente da Associação dos Administradores Judiciais, Rui Giesteira. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Sondagem, subsídios e cirurgias
{{ noCommentsLabel }}