Duarte Pitta Ferraz renuncia a cargo no EuroBic

O administrador não executivo do EuroBic, Duarte Pitta Ferraz, apresentou a renúncia ao cargo com efeitos imediatos e recusa assim a indicação para um novo mandato no banco que está à venda.

O administrador não executivo do EuroBic, Duarte Pitta Ferraz, apresentou a sua renúncia ao cargo com efeitos imediatos, apurou o ECO. Em carta enviada ao (ainda) presidente do conselho de administração, Diogo Barrote, o professor catedrático justifica a decisão com razões de ordem pessoal, e antecipa que não poderá, assim, aceitar o convite que lhe foi dirigido para um novo mandato.

Como o ECO já revelou, o EuroBic vai realizar no próximo dia 14 de setembro uma assembleia geral eletiva para um novo mandato (que passará a ser de três anos, em vez dos quatro atuais). Pedro Maia deverá ser indicado para chairman, enquanto José Azevedo Pereira deverá substituir Fernando Teixeira dos Santos como presidente executivo. As mudanças ainda têm de passar o crivo do Banco de Portugal (o chamado fit and proper), mas há já uma sinalização favorável do supervisor. Apesar da experiência limitada dos dois gestores indicados no setor bancário, o EuroBic está num processo de venda — o Abanca continua a ser o mais forte candidato — e há a expectativa de que o novo dono eleja uma nova equipa de gestão. Por isso, esta nova administração é vista como de transição.

Duarte Pitta Ferraz foi convidado para presidente do novo comité de auditoria do EuroBic, mas comunica agora que está indisponível para aceitar a nomeação para o mandato de 2020/2022. Administrador não executivo e independente, Duarte Pitta Ferraz refere mesmo que só não apresentou antes a sua renúncia ao cargo por causa da necessidade de garantir estabilidade de gestão no momento em que o banco passava pelo processo do Luanda Leaks. Contactado pelo ECO, Duarte Pitta Ferraz escusou-se a fazer quaisquer comentários.

Na sequência do Luanda Leaks, Isabel dos Santos, que tem 42,5% do EuroBic, foi forçada a pôr o banco à venda e, entretanto, perdeu mesmo os direitos de voto acionista. O outro acionista de referência, Fernando Teles, tem também 42,5% do capital e está na prática a conduzir as negociações de venda da totalidade ou da maioria do capital do EuroBic.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duarte Pitta Ferraz renuncia a cargo no EuroBic

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião