António Costa admite subida do salário mínimo em 2021
"Seguramente não vamos poder ter um aumento com a dimensão que tivemos no ano passado, mas desejamos um aumento", diz o primeiro-ministro, em entrevista ao Expresso.
O primeiro-ministro António Costa admite que o salário mínimo nacional suba no próximo ano. Em entrevista ao Expresso (acesso pago), o governante anuncia ainda que o Executivo pretende criar um novo apoio para as famílias devido à pandemia, mas explica que a revisão dos escalões do IRS não está nos planos para 2021.
“Desejamos, por exemplo, que o salário mínimo nacional possa continuar a subir. Naturalmente de acordo com aquilo que é a dinâmica económica de hoje, que é muito distinta da que existia há um ano. Seguramente não vamos poder ter um aumento com a dimensão que tivemos no ano passado, mas desejamos um aumento”, afirmou António Costa, em entrevista ao semanário. A hipótese já tinha sido pedida pelos partidos à esquerda, mas poderá ter a oposição das empresas.
No que diz respeito à função pública, o primeiro-ministro promete não congelar progressões, mas sublinha que a inflação negativa poderá impossibilitar o “compromisso” de haver um aumento salarial de 1,1% em 2021. Já sobre as medidas de apoio social aprovadas no contexto desta crise, António Costa diz que estas poderão ser prolongadas no próximo ano e falou ainda da possibilidade de um novo apoio para quem foi tinha rendimentos demasiado elevados para serem elegíveis para prestações sociais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
António Costa admite subida do salário mínimo em 2021
{{ noCommentsLabel }}