António Costa admite subida do salário mínimo em 2021

  • ECO
  • 22 Agosto 2020

"Seguramente não vamos poder ter um aumento com a dimensão que tivemos no ano passado, mas desejamos um aumento", diz o primeiro-ministro, em entrevista ao Expresso.

O primeiro-ministro António Costa admite que o salário mínimo nacional suba no próximo ano. Em entrevista ao Expresso (acesso pago), o governante anuncia ainda que o Executivo pretende criar um novo apoio para as famílias devido à pandemia, mas explica que a revisão dos escalões do IRS não está nos planos para 2021.

“Desejamos, por exemplo, que o salário mínimo nacional possa continuar a subir. Naturalmente de acordo com aquilo que é a dinâmica económica de hoje, que é muito distinta da que existia há um ano. Seguramente não vamos poder ter um aumento com a dimensão que tivemos no ano passado, mas desejamos um aumento”, afirmou António Costa, em entrevista ao semanário. A hipótese já tinha sido pedida pelos partidos à esquerda, mas poderá ter a oposição das empresas.

No que diz respeito à função pública, o primeiro-ministro promete não congelar progressões, mas sublinha que a inflação negativa poderá impossibilitar o “compromisso” de haver um aumento salarial de 1,1% em 2021. Já sobre as medidas de apoio social aprovadas no contexto desta crise, António Costa diz que estas poderão ser prolongadas no próximo ano e falou ainda da possibilidade de um novo apoio para quem foi tinha rendimentos demasiado elevados para serem elegíveis para prestações sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa admite subida do salário mínimo em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião