Wirecard despede 730 trabalhadores e admite mais cortes

A fintech alemã prepara-se para despedir mais de metade dos trabalhadores e já informou que a decisão abrange 730 colaboradores e que os cortes podem ser "mais amplos".

A fintech alemã Wirecard vai despedir 730 colaboradores, o que corresponde a metade da equipa, e poderá vir a fazer mais “cortes de grande alcance” de forma a preservar a liquidez da empresa. O anúncio foi feito pelo administrador de falência aos funcionários, segundo avança a Bloomberg.

“A situação económica da Wirecard AG era e é extremamente difícil à luz da falta de liquidez e das conhecidas circunstâncias escandalosas”, disse Michael Jaffe, o advogado nomeado pelo tribunal, numa comunicação a que a agência teve acesso. “As medidas habituais de reestruturação e ajuste de custos não são, portanto, suficientes, uma vez que uma situação de perda massiva não é viável a custo total no processo de insolvência”, salienta o advogado, citado pela Bloomberg (acesso pago).

O comunicado citado pela Bloomberg avança que que a Wirecard vai ser reestruturada com urgência. Apenas 570 funcionários da empresa irão manter-se em funções, incluindo 350 em entidades insolventes. Os contratos do conselho de administração também serão rescindidos.

O tribunal nomeou o advogado Michael Jaffe para ser administrador permanente. O atual conselho de supervisão renunciará o controlo da empresa e deverá demitir-se na sequência do anúncio. A empresa foi confrontada pela Bloomberg sobre este assunto, mas ainda não teceu qualquer comentário.

A Wirecard encontra-se no centro de uma polémica e acabou por pedir insolvência em junho depois de ter sido descoberto um buraco nas contas num valor de dois mil milhões de euros, dinheiro que segundo a empresa pode nem nunca ter existido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wirecard despede 730 trabalhadores e admite mais cortes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião