Veste o teu melhor sorriso

  • Ana Maçãs
  • 2 Setembro 2020

O simples facto de sorrir pode influenciar a alterar a emoção que estou a sentir. Por outras palavras, sorrir pode levar o nosso cérebro a acreditar que somos felizes.

Toca o despertador pela manhã, tantas coisas para fazer. Tomar banho, lavar os dentes, escolher a roupa, preparar o pequeno-almoço. E se nesta lista estivesse vestir um sorriso?

Parece loucura mas deveria ser uma das regras básicas de relacionamento interpessoal e pessoal. Afinal, todos os dias da nossa vida estamos num relacionamento com os outros e com nós próprios. Vários estudos científicos vieram confirmar as inúmeras vantagens desta simples indumentária, o sorriso. Algo tão simples, mas com o poder de mudar totalmente a nossa vida.

São muitas as vantagens para nós próprios. O sorriso ajuda no bom funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovasculares e imunológico, aumenta a longevidade, reduz a pressão arterial, aumenta o colesterol bom e altera o estado emocional. Por isso, antes de continuares a ler, veste o teu melhor sorriso, o mais bonito e genuíno. Tenho a certeza de que me vais agradecer mais tarde.

Mas afinal o que acontece no nosso corpo e mente sempre que sorrimos?

Quando sorrimos, o cérebro liberta endorfina e serotonina. A dopamina aumenta a nossa sensação de felicidade e a serotonina está associada à redução do stress. Estas substâncias são responsáveis pela sensação de prazer e felicidade e, por isso, proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar.

Da mesma forma que as nossas emoções influenciam a nossa fisiologia, também a nossa fisiologia influencia a nossas emoções. O simples facto de sorrir pode influenciar a alterar a emoção que estou a sentir. Uma forma simples de o testarmos é pensarmos em algo que nos entristece: já pensaste? Agora sorri. Sim, continua a sorrir. Conseguiste sentir a emoção com a mesma intensidade? Acredito que não, a nossa mente não tem a capacidade de sentir duas emoções contrárias ao mesmo tempo. O simples facto de sorrir diminui automaticamente a emoção negativa.

Por outras palavras, sorrir pode levar o nosso cérebro a acreditar que somos felizes. O mais interessante é que, apenas, o ato físico de sorrir faz com que o nosso presuma que o nosso estado emocional é positivo. O cérebro não faz uma distinção entre o estarmos genuinamente felizes ou estarmos apenas a fingir. So fake it till you make it! (não sei como colocar isto em português, ou se diga… como os ingleses dizem).

E, se todas estas vantagens não forem ainda suficientes, o sorriso tem também um papel essencial no nosso relacionamento interpessoal com os outros. Quando vestimos um sorriso isso por si só tem a capacidade de trazer uma energia mais positiva à relação com os outros. Influencia a forma como os outros nos percecionam e cria um sentimento de confiança e empatia por nós.

O sorriso faz com que os outros te percecionem como alguém confiável e generoso, e isso faz com que te respondam de uma forma mais positiva numa variedade de ambientes e situações. O que esperas para começar a sorrir?

Os estudos dizem que, além desta capacidade de criar empatia, o sorriso é contagioso, faz-nos parecer mais atraentes aos olhos dos outros. Com apenas um sorriso tens mesmo a capacidade de mudar os teus relacionamentos interpessoais e pessoais, bem como a forma como encaras a tua vida. Por tudo isto, veste o teu melhor sorriso, porque quando sorris, o mundo inteiro te sorri de volta.

  • Ana Maçãs

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veste o teu melhor sorriso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião