Hoje nas notícias: Agências de viagem, festivais e Zopt

  • ECO
  • 3 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As agências de viagem terão de voltar a reembolsar os clientes afetados por cancelamentos em dinheiro, no máximo até 14 dias. Já o adiamento de festivais poderá levar a uma perda de 1,6 mil milhões de euros para a economia portuguesa. No Governo, António Costa pondera mexidas com a saída de José Apolinário potencialmente aproveitada para a saída de Ana Mendes Godinho. Há ainda notícias sobre a Zopt e o novo curso de medicina na Católica.

Agências de viagem terão de reembolsar cancelamentos em dinheiro

O Governo decidiu eliminar a cláusula de exceção que permitiu às agências de viagem reembolsar os clientes com viagens canceladas através de vouchers ou reagendamentos. Essa cláusula foi introduzida no final de abril por causa da crise pandémica, tendo como objetivo encontrar um “equilíbrio” entre os interesses das duas partes. Contudo, o Executivo decidiu voltar ao regime anterior pelo que a partir do momento em que a alteração entre em vigor, sendo publicada em Diário da República, os cancelamentos terão de ser pagos em dinheiro até 14 dias. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

António Costa planeia mexidas no Governo

O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, foi indicado pelo PS para concorrer à presidência da CCDR do Algarve, cujas eleições deverão ocorrer em outubro. Segundo o Correio da Manhã, o primeiro-ministro deverá aproveitar a saída para fazer uma remodelação no Executivo, nomeadamente com a substituição da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, que esteve envolvida em polémicas nas últimas semanas. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Carlos Alexandre decide fim da parceria entre Sonae e Isabel dos Santos

A metade da participação da Zopt na Nos (26%), pertencente a Isabel dos Santos, continua arrestada, sendo que a outra metade pertence à Sonae. Esta é a holding através da qual detêm uma posição maioritária na Nos. Para que a Zopt seja dissolvida, como pretende a Sonae, o juiz Carlos Alexandre tem de levantar o arresto da posição de Isabel dos Santos, segundo o Jornal de Negócios, porque só assim o fim da parceria pode concretizar-se. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Adiamento de festivais “custa” 1,6 mil milhões de euros

A economia portuguesa deverá “perder” 1,6 mil milhões de euros por causa do adiamento de festivais, segundo o Jornal de Notícias. A paralisação do setor está a afetar não só as empresas desse ramo, mas também a de transportes e da hotelaria. O setor da cultura emprega 130 mil pessoas, “agora quase todas sem emprego”. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Médicos contra curso de Medicina da Católica

A Ordem dos Médicos, que já se tinha oposto ao curso, e agora que este vai mesmo avançar na Católica, com a primeira turma de 50 alunos a começar aulas no ano letivo de 2021, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa alerta que os “alunos vão engrossar a lista de médicos sem saída”. Já a Ordem sublinha a incerteza em torno da PPP de Loures e lembra o flop do curso da Universidade de Aveiro. Em resposta, António Almeida, diretor do novo curso de Medicina, garante que se a Luz ficar sem a PPP, a parceria com o hospital de Loures vai manter-se. Leia a notícia completa no i (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Agências de viagem, festivais e Zopt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião