EDP e EDP Renováveis afundam mais de 4%. Lisboa tem pior sessão em três meses

EDP e EDP Renováveis tiveram quedas superiores a 4% e penalizaram a bolsa portuguesa. PSI-20 caiu 1,75% na pior sessão desde 11 de junho.

EDP e EDP Renováveis afundaram mais de 4% e levaram a bolsa portuguesa à pior sessão em quase três meses. Europa também fechou em baixa. Wall Street continua muito pressionada pelo setor tecnológico, com o Nasdaq a recuar 4%.

Por cá, o principal índice português, o PSI-20, encerrou com uma queda de 1,75% para 4.248,32 pontos. Foi o pior desempenho diário desde 11 de junho, há quase três meses, dia em que cedeu quase 3%.

Apenas quatro cotadas tiveram direito a sorrir esta sexta-feira, com o BCP a liderar os ganhos: o banco somou 1,29% para 9,45 cêntimos, no dia em que o setor financeiro espanhol esteve em grande destaque. CaixaBank e Bankia anunciaram que estão em negociações para uma fusão que poderá criar o próximo campeão espanhol da banca. As ações do Bankia aceleraram 33%. Também o setor do papel nacional fechou acima da linha de água.

Porém, foram mais as cotadas nacionais com sinal negativo, com a EDP e a EDP Renováveis em pleno destaque. A primeira cedeu 5,44% e a segunda caiu 4,19%.

A EDP anunciou esta quinta-feira que o lucro caiu 22% no primeiro semestre do ano, com a pandemia a pesar nas contas do grupo. O resultado líquido situou-se em 315 milhões de euros, sendo que a operação em Portugal teve um prejuízo de 32 milhões de euros. E EDP Renováveis também reportou uma baixa de 26% do seu lucro semestral, para 226 milhões.

Lá por fora, o índice de referência europeu, o Stoxx 600, caiu 1,30%. Outras importantes praças europeus acompanharam: o francês CAC-40 caiu 0,89% e o alemão DAX-30 fechou em baixa de 1,96%. O espanhol IBEX-35 caiu 1,68%.

(Notícia atualizada às 16h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e EDP Renováveis afundam mais de 4%. Lisboa tem pior sessão em três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião